Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rússia anuncia 'pausa humanitária' em ataques a Aleppo

Loading...

GERAL

Rússia anuncia 'pausa humanitária' em ataques a Aleppo

- Atualizado em 17/10/2016 22:24

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As forças armadas da Síria e da Rússia suspenderão seus ataques sobre Aleppo, cidade no norte da Síria dominada por facções rebeldes, durante oito horas na quinta-feira (20) para permitir a saída de civis e combatentes, informou nesta segunda (17) o governo russo.

A anunciada pausa humanitária, programada para acontecer entre as 8h e as 16h locais (3h e 11h em Brasília), não corresponde ao cessar-fogo duradouro que o Ocidente vem pressionando a Rússia e seus aliados na Síria a adotar.

Segundo afirmou em Moscou o tenente-coronel Sergei Rudskoy, do Ministério da Defesa russo, a suspensão dos ataques tem como objetivo "principalmente permitir que civis se movam livremente para a evacuação dos doentes e feridos, e também para a retirada de rebeldes."

De acordo com Rudskoy, um cessar-fogo unilateral "não faz sentido" pois abriria espaço para que organizações terroristas dentre os rebeldes "se reagrupem e restabeleçam suas capacidades militares". Ele também disse que o Ocidente faz vista grossa para a matança de civis promovidas por rebeldes em Aleppo.

CERCO

Há meses, tropas leais ao regime sírio realizam um cerco a partes de Aleppo controladas por rebeldes, onde vivem aproximadamente 270 mil pessoas. Com o apoio da Rússia, a aviação síria vem bombardeando a cidade, matando centenas de civis e deixando o cenário urbano em ruínas.

A crise humanitária em Aleppo tem levado governos do Ocidente a pressionar por uma investigação de crimes de guerra contra a Rússia e a Síria.

No final de semana, as chancelarias dos EUA e da Rússia promoveram uma reunião internacional em Lausanne, na Suíça, para tentar negociar um cessar-fogo na Síria. As conversas, porém, não tiveram sucesso.

A guerra civil na Síria teve início em março de 2011, no contexto do levante popular conhecido como Primavera Árabe, e já deixou cerca de 400 mil mortos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60