MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Roberto Sá assume Segurança do Rio e diz que fará ajustes em UPPs

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O novo secretário da Segurança do Rio, Roberto Sá, tomou posse nesta segunda-feira (17) enfatizando a continuidade com a gestão de seu antecessor, José Mariano Beltrame, que deixou o cargo depois de quase dez anos. Sá oc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.10.2016, 15:40:27 Editado em 17.10.2016, 22:24:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O novo secretário da Segurança do Rio, Roberto Sá, tomou posse nesta segunda-feira (17) enfatizando a continuidade com a gestão de seu antecessor, José Mariano Beltrame, que deixou o cargo depois de quase dez anos.

continua após publicidade

Sá ocupou a subsecretaria Operacional durante toda a gestão do ex-secretário e foi indicado por ele. Em breve pronunciamento à imprensa, o novo secretário disse que vai manter a redução de homicídios como prioridade da política de segurança.

"Vamos nos orientar por princípios que não são novos. Todas as ações irão convergir para a preservação da vida e a redução da letalidade violenta", disse o secretário.

continua após publicidade

Com a principal marca da gestão de Beltrame, a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em xeque, Sá defendeu o programa e disse que irá mantê-lo, mas afirmou que ele sofrerá "ajustes".

"A UPP é um projeto exitoso. [A partir de agora] terá um olhar mais atento e apurado. São necessidades das UPPs que vamos ver com monitoramento, como realocação de recursos, que independe de dinheiro", disse, em referência indireta à crise financeira que assola o Estado do Rio e afeta a segurança. A dívida da pasta é de cerca de R$1 bilhão.

Um foco de sua gestão será a tentativa de apreensão de armas de grosso calibre e explosivos. A ideia é criar uma estrutura nos moldes da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos, extinta em 2011.

continua após publicidade

Pretende também estabelecer maior integração entre as polícias Civil e Militar. Para isso, usará Centro Integrado de Comando e Controle como sede de um núcleo de inteligência. O centro foi criado para os megaeventos que a cidade recebeu.

O secretário não informou qual será a composição de sua secretaria. O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, entregou o cargo logo após a saída de Beltrame. Já a Polícia Militar é comandada pelo coronel Édison Duarte.

FORÇA NACIONAL

continua após publicidade

Sá disse ainda que estabelecerá reuniões periódicas de avaliação dos números da criminalidade, com foco nas UPPs. O secretário enfatizou a importância de uma maior coordenação e integração com o governo federal, desejo representado na cerimônia de posse pela presença do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

Segundo Moraes, o presidente Michel Temer determinou que o governo federal dê apoio à política de segurança do Estado. A Força Nacional e as Forças Armadas estarão no Estado até o final do segundo turno das eleições municipais.

continua após publicidade

O secretário disse ainda que pretende dar mais espaço para que membros do baixo escalão participem da elaboração de programas e políticas de segurança pública. "O soldado tem muito a contribuir para a política de segurança pública. Não vai só assistir às palestras dos seus chefes."

MOMENTOS-CHAVE DA GESTÃO

Jan.2007 - Assume o cargo de secretário de Segurança

Jun.2007 - Operação no Complexo do Alemão mata 19 supostos traficantes; Estado registra recorde de mortos em confronto

Dez.2008 - Polícia ocupa o morro Dona Marta, na zona sul, onde seria criada meses depois a 1ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora)

Nov.2010 - Após uma série de ataques do tráfico, polícia ocupa o Complexo do Alemão com apoio do Exército

Jul.2013 - Em uma das maiores crises enfrentadas por Beltrame, o pedreiro Amarildo de Souza desaparece após ser detido por policiais da UPP da Rocinha

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Roberto Sá assume Segurança do Rio e diz que fará ajustes em UPPs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!