Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luto pela morte do rei tailandês Bhumibol gera corrida por roupa preta

Loading...

GERAL

Luto pela morte do rei tailandês Bhumibol gera corrida por roupa preta

- Atualizado em 17/10/2016 22:24

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centros provisórios para tingir roupas são um novo fenômeno na capital tailandesa, já que vestimentas pretas se tornaram caras para muitos dos que lamentam a morte do rei Bhumibol Adulyadej.

O governo do país decretou luto nacional pela morte do rei mais longevo do mundo, na quinta (13), e muitos vendedores de roupas foram rápidos em aumentar o preço das peças de cor preta; outras lojas já estão sem estoque.

Tinas com tinta preta eram usadas sem parar nesta segunda (17), em um centro de tingimento gratuito, montado no centro de Bancoc por uma empresa de importação de tratores. Voluntários se apressavam em anotar os nomes e contatos dos interessados, que traziam roupas coloridas.

"Algumas pessoas não têm roupas pretas, ou não têm o suficiente", disse Kanokporn Tantranont, funcionário da Krung Thai Tractor que ajuda no centro. "Se você for comprar mais roupas... os preços estão tão altos."

A empresa disse que vai manter o centro aberto até o fim do mês, e que o local está aberto a doações de roupas coloridas.

A morte de Bhumibol, após um reinado de 70 anos, gerou comoção na Tailândia, onde ele era reverenciado. E muitos passaram a criticar quem não cumpre o código do luto no país, que permite o uso de preto ou preto com branco.

Lojas de departamento vestiram seus manequins de preto, e qualquer coisa em cores como vermelho, verde ou rosa pink foi retirada de vista.

LUTO CARO

Para muitos, no entanto, reforçar o guarda-roupas não é uma opção.

Esperando pelo tingimento de suas roupas, Kamol Samutsal, 43, disse que muitas das lojas de tingimento na capital estão faturando.

"Se tornou tão caro quando comprar novas roupas", disse Kamol. "É bom que eles oferecem um serviço de graça aqui."

O vice-primeiro ministro Wissanu Krea-ngam afirmou que as pessoas não devem ser criticadas por não usarem preto ou branco, já que o importante é o sentimento do luto e não as vestimentas. É esperado que funcionários do governo usem trajes de luto por um ano. Eventos do Estado também estão sob restrições por 30 dias.

Lojas que vendem retratos do rei e outros itens relativos à monarquia também estão com dificuldades de suprir a demanda.

Na rua Dinso, nos arredores do Grand Palace, onde o corpo do rei Bhumibol está, lojas que oferecem retratos do monarca em molduras douradas estão cheias.

"O movimento aumentou cerca de 70% a 80%", disse Charlie Wangthamrongwit, 62, dono de uma das lojas da rua.

MONARQUIA

O rei Bhumibol era uma figura adorada na Tailândia, onde era visto como uma figura estabilizadora em um país que passou por diversas crises políticas nas últimas décadas.

A Tailândia é hoje governada por uma junta militar, que derrubou o governo em 2014. A população aprovou em referendo em agosto uma nova constituição que dá aos militares poderes de supervisionar governos civis.

O país também tem leis rigorosas de lesa-majestade, que proíbem críticas aos monarcas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41