MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após optar por homem na chefia, ONU lança Mulher-Maravilha embaixadora

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A super-heroína Mulher-Maravilha foi escolhida pelas Nações Unidas como sua embaixadora honorária para "o empoderamento de mulheres e meninas". Apesar da popularidade desse personagem, um dos ícones dos quadrin

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2016, 18:20:19 Editado em 13.10.2016, 18:25:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A super-heroína Mulher-Maravilha foi escolhida pelas Nações Unidas como sua embaixadora honorária para "o empoderamento de mulheres e meninas".

Apesar da popularidade desse personagem, um dos ícones dos quadrinhos americanos, o anúncio foi recebido com algum azedume durante a quinta-feira (13).

continua após publicidade

O jornal americano "New York Times", por exemplo, traçou um paralelo entre a escolha da Mulher-Maravilha para "mascote" enquanto a ONU nomeou o ex-premiê português António Guterres para ser seu secretário-geral.

Guterres irá substituir o atual líder Ban Ki-moon por um mandato de cinco anos.

A candidatura de Guterres derrotou sete mulheres para a liderança da organização justamente quando há apelo por uma chefia feminina.

continua após publicidade

Para seus críticos, a ONU deveria dar o exemplo na luta pela igualdade de gêneros. Essa é, aliás, uma das missões para o mandato futuro do ex-premiê português.

O combate em nome das "mulheres e meninas" é necessário também dentro desse próprio organismo.

A ONU é alvo, por exemplo, de acusações de abuso sexual cometido por membros de suas missões de paz. Há também críticas à baixa participação de mulheres no alto escalão da organização.

continua após publicidade

A tarefa coube, por ora, a um personagem de revistinhas que completa agora seus 75 anos de idade, mais velha portanto do que as próprias Nações Unidas.

Enquanto Guterres se une ao clube de Ban Ki-moon, Kofi Annan e Boutros Boutros-Ghali, a Mulher-Maravilha será parte do time de embaixadores rabiscados que já contou com o Ursinho Pooh e a Sininho do Peter Pan.

continua após publicidade

Sua imagem será utilizada nas redes sociais em mensagens de igualdade de gênero.

GUERREIRA

A amazona Diana, identidade da Mulher-Maravilha, é um dos principais personagens da DC Comics, a editora que publica também os gibis do Batman e do Superman. Ela ganhará seu próprio filme em 2017, uma das apostas do mercado de ação.

continua após publicidade

A personagem criada por William Moulton Marston é uma guerreira que, entre outros poderes, empunha um laço da verdade. Com a guinada no universo DC trazida por George Pérez nos anos 1980, a guerreira tornou-se embaixadora das amazonas no mundo dos homens.

Ela passou, dessa maneira, a representar não apenas a força mas também a importância do diálogo e da negociação, caros à ONU.

O mercado das histórias em quadrinhos tem se aproximado das mulheres nos últimos anos com diversas estratégias, incluindo a recente ação conjunta com a ONU.

O anúncio da promoção da Mulher-Maravilha foi feito dias após a Marvel, editora rival da DC, publicar uma história em quadrinhos sobre uma mãe na cidade síria de Madaya, cercada pelo Exército sírio há mais de um ano.

A iniciativa da Marvel, porém, foi bem-recebida ao dar voz a uma vítima anônima da guerra na Síria, que já deixou quase 500 mil mortos desde março de 2011.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após optar por homem na chefia, ONU lança Mulher-Maravilha embaixadora"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!