Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dario Fo tinha um 'humor anárquico', diz Denise Stoklos

Loading...

GERAL

Dario Fo tinha um 'humor anárquico', diz Denise Stoklos

- Atualizado em 13/10/2016 12:40

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Conhecido pela sátira política, o dramaturgo Dario Fo foi homenageado por artistas e políticos nesta quinta-feira (13), após o anúncio de sua morte pelo governo italiano.

Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1997, Fo é autor de "Morte Acidental de um Anarquista", uma de suas obras mais célebres, atualmente em cartaz no Teatro Folha com atuação de Dan Stulbach.

Veja repercussão da morte do dramaturgo:

Matteo Renzi, primeiro-ministro da Itália, em nota à imprensa italiana

"A Itália perdeu um dos grandes protagonistas do teatro, da cultura e da vida civil. Sua sátira, pesquisa, cenografia e atividade artística deixarão a herança de um grande italiano para o mundo."

Pilar del Río, escritora e presidente da Fundação José Saramago, ao jornal português 'Público'

"Hoje apetece unirmo-nos a todos os partisans do mundo dizendo a Dario Fo: 'Ciao, Bello'. Porque o foi por dentro e por fora, com essa beleza que só possuem as pessoas generosas e valentes, os indômitos do mundo, os criadores."

Denise Stoklos, atriz e encenadora, à Folha de S.Paulo

"[Antônio] Abujamra trouxe a primeira peça do Fo ao Brasil, que foi "Morte Acidental de um Anarquista", com o Antonio Fagundes, e depois fez "Um Orgasmo Adulto escapa do Zoológico", um monólogo comigo [em 1983]. Nunca havia tudo nenhuma outra montagem. Ficamos em cartaz com a peça por 4 anos viajando pelo Brasil, América Latina, com um grande sucesso. E a peça permaneceu em meu repertório. Abujamra compreendeu Fo como ninguém. Eles eram parecidos naquele humor cáustico, anarquista, a favor da igualdade de todos, que fazia uma imensa crítica a tudo o que era banal, superficial. Esse era o Dario Fo e o Abujamra foi o perfeito companheiro, seu melhor tradutor e quem abriu o Brasil para o estilo dele. E eu tive a honra de ser a atriz de seu primeiro monólogo no país."

Pablo Iglesias, líder do partido espanhol de esquerda Podemos, no Twitter

"Memória a Dario Fo: Como em 'Aqui ninguém paga', continuamos na miséria, os mesmos que continuam retirando de suas casas."

Pablo Iglesias

Mika, cantor inglês, no Twitter e no Instagram:

"Oh Dario. Estou tão triste por ouvir que você se foi. Nunca existirá alguém como você de novo. Uma alma e uma mente lindas. Que manhã triste."

Mika

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41