MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ataque aéreo deixa ao menos 15 mortos em mercado de Aleppo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um ataque aéreo deixou ao menos 15 mortos nesta quarta-feira (12) no principal mercado da área controlada por rebeldes sírios na cidade de Aleppo, informou o grupo de voluntários Defesa Civil da Síria. Foram deslocados para a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.10.2016, 11:54:40 Editado em 12.10.2016, 11:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um ataque aéreo deixou ao menos 15 mortos nesta quarta-feira (12) no principal mercado da área controlada por rebeldes sírios na cidade de Aleppo, informou o grupo de voluntários Defesa Civil da Síria.

continua após publicidade

Foram deslocados para a região do mercado socorristas que ainda estavam trabalhando para resgatar pessoas dos escombros de prédios destruídos em uma série de ataques aéreos na terça (11), que matou ao menos 41 pessoas, dentre as quais cinco crianças.

Aleppo é uma das maiores cidades da Síria e, há meses, é a principal frente de batalha da guerra civil que assola o país.

continua após publicidade

Forças leais ao regime de Bashar al-Assad mantêm um cerco a partes da cidade controlada por grupos rebeldes -estima-se que cerca de 270 mil sírios estejam vivendo sob o cerco sem acesso, desde julho, a ajuda humanitária.

Com o apoio da Força Aérea russa, aviões do regime bombardeiam áreas tomadas por rebeldes em Aleppo, agravando a crise humanitária no país.

LAÇOS ESTREMECIDOS

continua após publicidade

O apoio da Rússia ao cerco de Aleppo estremeceu os laços diplomáticos de Moscou com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que o Ocidente usa a crise humanitária na Síria para "incitar uma histeria anti-Rússia".

Também nesta quarta, o papa Francisco pediu que seja instaurado urgentemente um cessar-fogo para a retirada de civis de Aleppo. O pontífice classificou de "desumana" a campanha para a retomada da cidade.

continua após publicidade

Nesta terça-feira, o recém-empossado chanceler britânico, Boris Johnson, acusou a Rússia de ser responsável pelo bombardeio a um comboio com ajuda humanitária no mês passado. Johnson disse que a Rússia participa de "crimes de guerra" na Síria e sugeriu que cidadãos britânicos fizessem um protesto diante da Embaixada da Rússia em Moscou.

França e Estados Unidos vêm pressionando Moscou para que aceite um cessar-fogo em Aleppo. Além disso, têm se esforçado para que o Tribunal Penal Internacional inicie uma investigação sobre crimes de guerra cometidos na Síria pelo regime de Assad e pela Rússia.

Putin cancelou nesta terça uma visita que faria na semana que vem à Paris por divergências com o governo francês sobre a crise na Síria.

A guerra civil na Síria teve início em março de 2011, no contexto do levante popular conhecido como Primavera Árabe, e já deixou mais de 400 mil mortos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ataque aéreo deixa ao menos 15 mortos em mercado de Aleppo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!