Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dubai inicia obras de mais uma construção mais alta do mundo

Loading...

GERAL

Dubai inicia obras de mais uma construção mais alta do mundo

- Atualizado em 11/10/2016 09:00

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pródigo em superlativos, o emirado de Dubai deu início nesta segunda-feira (10) a mais uma atração que promete ser "a mais (insira aqui um adjetivo) do mundo".

O vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, anunciou oficialmente o começo das obras de uma torre que, quando concluída, deve superar em altura o Burj Khalifa -arranha-céu inaugurado em 2010 como o mais alto do mundo.

A construção será batizada como simplesmente "A Torre" -ou, em inglês, The Tower at Dubai Creek Harbour, bairro que está sendo desenvolvido próximo ao centro, vizinho à reserva de Ras Al-Khor e às margens do "creek", o canal que é um dos símbolos da cidade.

Segundo o governo, a torre deve ser o grande marco da região. Ela foi projetada pelo espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que desenhou o Museu do Amanhã, no Rio, e a ponte da Mulher, em Buenos Aires, entre outras obras grandiosas, de design ousado e marcante.

"A nova torre estabelece um outro desafio na história da arquitetura humana -uma corrida que os Emirados Árabes merecem liderar", afirmou o xeque, na cerimônia de inauguração das obras, segundo o jornal local "The National".

"Nós lutamos por novas façanhas. A torre será um novo coração para a cidade e um ponto de referência para o mundo. A humanidade não tem teto ou fronteiras que não nossa imaginação."

A altura total da torre ou quanto ela vai custar não foram informados no evento desta segunda-feira. Em abril, quando o projeto foi anunciado, a Emaar Properties, incorporadora que desenvolve a maior parte dos projetos de Dubai, disse que ela seria "um grau" mais alta do que o Burj Khalifa e que custaria cerca de US$ 1 bilhão.

Outro jornal local, o "Gulf News", lembrou que o presidente da Emaar, Mohammad Alabbar, já declarou à rede de TV CNN planos de fazer The Tower 100 metros mais alta do que o arranha-céu (que tem 828 metros).

Como a Arábia Saudita anunciou planos de construir um prédio com 1 quilômetro de altura, no entanto, o "Gulf News" estima que a torre de Dubai pode sofrer mudanças nos planos iniciais e ficar um pouco mais alta. Segundo o jornal, a proximidade do local com o aeroporto internacional de Dubai vai definir o projeto final.

O empreendimento terá um hotel, sacadas rotativas e, em diferentes níveis, mirantes ajardinados temáticos, inspirados nos Jardins Suspensos da Babilônia, com vistas de 360 graus para a cidade. O design, delgado, foi pensado de forma que a torre se assemelhe a um minarete (torre de uma mesquita) e a um lírio –com cabos conectando-a ao chão.

A ideia da Emaar é concluir a construção antes de 2020, quando Dubai recebe a Exposição Universal (evento que São Paulo também tentou sediar). O jornal "The National", aliás, disse que The Tower vai ser o marco da Expo 2020, como a torre Eiffel foi do evento de 1889 em Paris.

Segundo a agência Reuters, uma torre é definida pelo "Guinness", que estabelece recordes mundiais, como uma estrutura em que menos de 50% da altura tem andares com piso para uso. A torre mais alta do mundo hoje é a Tokyo Sky Tree, na capital japonesa, com 634 metros -além de mirantes e restaurantes, ela serve como antena de transmissão de rádio e TV.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41