Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'É como se fosse brasileiro', diz Serra sobre indicado para chefiar a ONU

Loading...

GERAL

'É como se fosse brasileiro', diz Serra sobre indicado para chefiar a ONU

- Atualizado em 06/10/2016 19:50

GUSTAVO URIBE

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, elogiou nesta quinta-feira (6) a indicação do ex-premiê de Portugal António Guterres como novo secretário-geral da ONU.

Segundo ele, o português é um dos postulantes mais capacitados para o cargo e, por sua relação de proximidade com o Brasil, pode ser considerado praticamente um brasileiro.

"É um homem preparadíssimo e terá um papel relevante no mundo na próxima década. E a proximidade dele com o país é muito grande. E, para nós, é como se fosse um brasileiro", disse.

O chanceler lembrou da defesa feita pelo português aos direitos dos refugiados quando foi chefe do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e contou que enviou uma carta pessoal ao ex-primeiro-ministro parabenizando-o pela escolha.

A Assembleia Geral da ONU deve se reunir na próxima semana para aprovar a nomeação de Guterres, que irá substituir o sul-coreano Ban Ki-moon.

Ban deixará o posto no final de 2016, após dois mandatos como secretário-geral. Guterres foi primeiro-ministro de Portugal de 1995 a 2002 e serviu como alto comissário da ONU para os refugiados de 2005 a 2015.

O ministro deu entrevista à imprensa após reunião do presidente Michel Temer com o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luís Almagro.

Em abril, Almagro chegou a criticar da ex-presidente Dilma Rousseff e disse que o pedido não tinha fundamento. De acordo com Serra, o tema não foi abordado durante o encontro com Temer.

"Na vida diplomática, você nunca pega um problema anterior e sempre olha para frente", disse. "Ele ressaltou sua satisfação com a solidez do processo político brasileiro", acrescentou.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60