MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Filósofo alemão alerta sobre esgotamento de recursos do planeta

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O filósofo alemão Peter Sloterdijk dedicou sua palestra no ciclo Fronteiras do Pensamento, nesta quarta-feira (5), a alertar sobre o esgotamento dos recursos naturais do planeta devido à exploração humana. Sloterdijk comparou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2016, 23:53:45 Editado em 05.10.2016, 23:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O filósofo alemão Peter Sloterdijk dedicou sua palestra no ciclo Fronteiras do Pensamento, nesta quarta-feira (5), a alertar sobre o esgotamento dos recursos naturais do planeta devido à exploração humana.

continua após publicidade

Sloterdijk comparou a Terra a uma nave espacial, cuja "tripulação precisa estar mais interessada na manutenção da vida dentro do veículo". Ele lembrou, mantendo a metáfora, que o planeta é uma astronave que não teria "saídas de emergência".

Segundo ele, a história da Terra foi marcada pela ignorância quanto à natureza, já que sua população não recebeu "manual de instrução" de como usá-la ("somos autodidatas nessa viagem espacial"), mas conforme o conhecimento foi se amplificando, o tratamento ignorante do meio ambiente foi sendo menos tolerado.

continua após publicidade

Ele cita como sinal dessa tomada de consciência o encontro de líderes da União Europeia, nos últimos dias, para ratificar o Acordo de Paris. Contudo, ele também interpreta essa conscientização como um sintoma da grave ameaça que acomete o meio ambiente.

Desde a descoberta dos combustíveis fósseis, segundo o filósofo, "vivemos como se Prometeu tivesse roubado o fogo uma segunda vez, queimando também nossos conceitos vitais de liberdade".

A era fóssil, na concepção de Sloterdijk, fez com que associássemos a condição de liberdade com a "aceleração arriscada, o exagero, o desperdício".

continua após publicidade

FÚRIA DE TITÃS

A palestra foi intitulada "Sobre a Fúria de Titãs no Século 21", em referência ao que Sloterdijk enxerga como o confronto que caracterizará o nosso tempo frente à escassez de recursos.

O embate se daria entre duas grandes forças: o minimalismo e o maximalismo. "Oscilaremos entre um estado de desperdício maníaco e de parcimônia depressiva."

continua após publicidade

Segundo ele, todos os indivíduos inevitavelmente tomarão parte nesse conflito, através de suas ações do dia a dia. Para ilustrar, citou uma frase de seu compatriota Friedrich Nietzsche (1844-1900): "é a magia dessas grandes lutas que aquele que as assiste precise lutar também".

O filósofo apontou que é aberto o caminho para uma nova moral, apelidada de "puritanismo ecológico", que opera em sentido inverso à que vem pautando a civilização. "É exigida a redução em vez de crescimento, a moderação onde se permite exploração, a limitação no lugar de liberação."

continua após publicidade

Segundo ele, essa nova ética tem o potencial de se impregnar às civilizações de maneira análoga a como se impuseram o budismo, o cristianismo e o islamismo.

Se assumirmos que esse entusiasmo ecológico prevalecerá, aponta Sloterdijk, resta a questão de se ela se dará por uma aceitação voluntária nas culturas de altas emissões ou se "os governos de nações ricas, na falta de um sistema global, seriam obrigados a proclamar em seus territórios um direito de guerra ecológico".

O outro lado da moeda é a visão pessimista de que essa lógica de preservação do meio ambiente não sairá vencedora em culturas onde "a força motriz é baseada em superação, a favor da abundância, do desperdício e do luxo".

RESPONSABILIDADE

O professor Oswaldo Giacóia Junior, que leciona filosofia na Unicamp, que participou do debate, levantou a questão da responsabilidade na relação do homem com a natureza.

Sloterdijk lembrou que o conceito de responsabilidade é relativamente recente na filosofia, remetendo ao século 20. Essa época, segundo ele, é quando se percebe que o ser humano está cada vez mais sobrecarregado pelas consequências de suas ações.

"Antigamente, a ética vinha de um sentimento de obrigação, virtude. A responsabilidade só se torna uma categoria importante quando as pessoas fazem coisas cujas consequências não conseguem controlar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Filósofo alemão alerta sobre esgotamento de recursos do planeta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!