MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Conselho de Segurança indica ex-premiê português para chefiar ONU

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU concordou de forma unânime que o ex-premiê português António Guterres, 67, deve ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas. Depois que nenhum dos membros do Conselho de Segurança da entidad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2016, 16:04:57 Editado em 05.10.2016, 16:05:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU concordou de forma unânime que o ex-premiê português António Guterres, 67, deve ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas.

continua após publicidade

Depois que nenhum dos membros do Conselho de Segurança da entidade com poder de veto votou contra ele em uma sexta votação secreta nesta quarta-feira (5), ele está no caminho de se tornar o próximo chefe da ONU.

O embaixador russo nas Nações Unidas, Vitaly Churkin, fez o anúncio nesta quarta-feira (5), depois que os países do Conselho se reuniram para avaliar os dez candidatos à vaga.

continua após publicidade

Os 15 membros do Conselho de Segurança depositaram seus votos para cada um dos dez candidatos entre as opções a favor, contra ou sem opinião. Guterres recebeu 13 votos favoráveis e dois sem opinião.

"Hoje após nossa sexta votação nós temos um favorito claro e seu nome é António Guterres", disse o embaixador russo junto à ONU, Vitaly Churkin, a repórteres, ao lado de seus 14 colegas do Conselho de Segurança.

"Decidimos prosseguir para uma votação formal amanhã de manhã às 10h, e esperamos que possa ser feita por aclamação", acrescentou Churkin, que ocupa a presidência do organismo até outubro.

continua após publicidade

Guterres serviu como chefe do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) entre junho de 2005 e dezembro de 2015. Ele liderava a preferência nas pesquisas sobre o próximo secretário-geral.

Para que Guterres seja formalmente recomendado à Assembleia-Geral de 193 membros, o Conselho de Segurança ainda precisa adotar uma resolução em reunião a portas fechadas. A resolução precisa de ao menos nove votos a favor e nenhum veto para ser aprovada.

Churkin disse que o Conselho de Segurança deve se reunir na manhã desta quinta-feira (6) para aprovar o nome de Guterres e recomendar sua candidatura aos 193 membros da Assembleia Geral, que deve dar a aprovação final.

continua após publicidade

Além de Guterres, eram candidatos Susana Malcorra (chanceler argentina), Vesna Pusic (ex-chanceler da Croácia), a búlgara Irina Bokova (chefe da Unesco), Helen Clark (ex-premiê da Nova Zelândia), Natalia Gherman (ex-chanceler de Moldova), Danilo Türk (ex-presidente esloveno), Vuk Jeremic (ex-chanceler sérvio) e Igor Luksic (chanceler de Montenegro).

O atual secretário-geral, o sul-coreano Ban Ki-moon, deixa o cargo em 31 de dezembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Conselho de Segurança indica ex-premiê português para chefiar ONU"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!