Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Indicação de ex-premiê para chefiar a ONU é recebida com festa em Portugal

Loading...

GERAL

Indicação de ex-premiê para chefiar a ONU é recebida com festa em Portugal

- Atualizado em 05/10/2016 15:20

GIULIANA MIRANDA

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) - A indicação de António Guterres como próximo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), adiantada por representantes do Conselho de Segurança, foi recebida em clima de festa em Portugal. A vitória do ex-primeiro-ministro luso dominou a imprensa, as conversas na ruas e, claro, as redes sociais.

A notícia apanhou os portugueses em um momento especialmente patriótico: esta quarta-feira, 5 de outubro, é o dia da proclamação da República no país, um feriado recheado de eventos ufanistas.

O nome de Guterres é o assunto mais comentado nas redes sociais do país, com mensagens geralmente exaltando o "orgulho" e a "honra" de ver um português no cargo.

Ironicamente, muitos portugueses também aproveitaram a ocasião para alfinetar a candidata búlgara Kristalina Georgieva, que foi a última a entrar na disputa pela liderança da ONU e era visto por vários setores como "oportunista". O nome da Comissária Europeia também está entre os mais comentados na rede social.

Os políticos portugueses, que nos últimos sete meses mobilizaram todo o aparato diplomático na campanha de Guterres, também foram rápidos ao parabenizar o compatriota pela vitória.

"Não podia ser melhor notícia para os portugueses e para Portugal, e que coincidência ser no 5 de Outubro", disse o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa. "A votação mostra que, no momento decisivo, ninguém estava contra Guterres nem contra Portugal".

O primeiro-ministro, António Costa, ressaltou o trabalho de bastidores.

"Como amigo, dá-me uma enorme satisfação", disse o chefe de governo. "Foi um grande trabalho da nossa diplomacia, um grande esforço que todos temos feito, todos os órgãos de soberania, todos os partidos"

Apesar de euforia, a definição oficial de Guterres como sucessor de Ban Ki-moon só acontece na manhã desta quinta-feira (6), quando haverá uma votação formal, e depois ser aprovado por todos os países na Assembleia Geral.

A eleição do português, no entanto, é considerada como certa.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41