Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem escolas técnicas, rede de SP cai para 5ª posição em ranking do Enem

Loading...

GERAL

Sem escolas técnicas, rede de SP cai para 5ª posição em ranking do Enem

PAULO SALDAÑA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 por escola mostram que a média da rede de ensino de São Paulo, Estado mais rico do país, fica na quinta posição entre as as redes estaduais do Brasil, quando quando excluídas as escolas técnicas.

A média da rede estadual é 492,5. Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais aparecem na frente.

Os dados do Enem por escola foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (4) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Para calcular a média geral das escolas, a reportagem considerou as notas das quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

As Etecs (escolas técnicas) paulistas são gerenciadas pelo Centro Paulo Souza e não pela Secretaria de Educação. Para entrar nessas escolas, os alunos precisam passar por processo seletivo. A escola pública no Estado de São Paulo com maior nota é a Etesp (Escola Técnica de São Paulo), com média de 656,6.

Nenhuma rede estadual tem nota acima da média do país, de 515,8 (quando levado em conta unidades públicas e privadas). A média geral de todas redes estaduais é de 485,5, contra uma nota de 556,6 das particulares -que representa uma diferença de 15%.

Mas o abismo entre rede estadual e particular nos Estados chega a 20%, como no caso do Tocantins. em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, essa distância é de 11%.

De acordo com o professor de educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Gaudêncio Frigotto, os dados gerais ainda guardam desigualdades muito grandes. "Não temos o nível médio em um padrão do tamanho do país e da nossa economia. Uma parte muito pequena das escolas é razoável, o restante é bastante complicado", diz.

Apenas 40% das escolas públicas do país tiveram os dados do Enem por escola divulgados pelo Inep. Ficaram de fora escolas que não registraram ao menos 50% dos alunos no Enem (ou um mínimo de dez participantes).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 18/01

ANA GABRIEL DE SOUZA, 79 ANOS

ARESTIDES FONSECA, 87 ANOS

APUCARANA 18/01

DELMA MARIA MARIANO, 69 ANOS

NARCIZO ROSA, 88 ANOS 

ANTÔNIO SAMPAIO LUIZ, 59 ANOS

ANA GERALDA DE JESUS, 81 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1895 · 18/01/2017

02 03 05 10 15 34