Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem escolas técnicas, rede de SP cai para 5ª posição em ranking do Enem

Loading...

GERAL

Sem escolas técnicas, rede de SP cai para 5ª posição em ranking do Enem

- Atualizado em 04/10/2016 15:50

PAULO SALDAÑA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 por escola mostram que a média da rede de ensino de São Paulo, Estado mais rico do país, fica na quinta posição entre as as redes estaduais do Brasil, quando quando excluídas as escolas técnicas.

A média da rede estadual é 492,5. Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais aparecem na frente.

Os dados do Enem por escola foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (4) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Para calcular a média geral das escolas, a reportagem considerou as notas das quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

As Etecs (escolas técnicas) paulistas são gerenciadas pelo Centro Paulo Souza e não pela Secretaria de Educação. Para entrar nessas escolas, os alunos precisam passar por processo seletivo. A escola pública no Estado de São Paulo com maior nota é a Etesp (Escola Técnica de São Paulo), com média de 656,6.

Nenhuma rede estadual tem nota acima da média do país, de 515,8 (quando levado em conta unidades públicas e privadas). A média geral de todas redes estaduais é de 485,5, contra uma nota de 556,6 das particulares -que representa uma diferença de 15%.

Mas o abismo entre rede estadual e particular nos Estados chega a 20%, como no caso do Tocantins. em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, essa distância é de 11%.

De acordo com o professor de educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Gaudêncio Frigotto, os dados gerais ainda guardam desigualdades muito grandes. "Não temos o nível médio em um padrão do tamanho do país e da nossa economia. Uma parte muito pequena das escolas é razoável, o restante é bastante complicado", diz.

Apenas 40% das escolas públicas do país tiveram os dados do Enem por escola divulgados pelo Inep. Ficaram de fora escolas que não registraram ao menos 50% dos alunos no Enem (ou um mínimo de dez participantes).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59