Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Só uma escola estadual fica entre as 100 melhores públicas no Enem 2015

Loading...

GERAL

Só uma escola estadual fica entre as 100 melhores públicas no Enem 2015

- Atualizado em 04/10/2016 11:25

PAULO SALDAÑA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Escolas técnicas, federais e colégios militares dominam a lista das 100 mais bem colocadas no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Só uma unidade é ligada à rede estadual.

Os dados do Enem por escola foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (4) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Para calcular a média geral das escolas, a reportagem considerou as notas das quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Das 100 melhores unidades públicas na última edição do Enem, 91 atendem alunos de níveis socioeconômicos alto ou muito alto (os dois mais elevados índices do critério do Ministério da Educação). O perfil dos alunos é um dos fatores que mais colabora para o sucesso escolar.

A rede federal tem 36 unidades entre as 100 primeiras. Com exceção de duas municipais -a Escola Técnica de Paulínia (SP) e de aplicação da Fundação educacional de Macaé (RJ)-, o restante é de escolas técnicas, como as Etecs de São Paulo, e unidades ligadas a universidades estaduais. Em praticamente todas essas unidades há prova de seleção para entrada.

LÍDER

A escola pública com maior nota é o Coluni (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa), em Minas. Com média de 690,5 na parte objetiva, a escola ficou na 33ª melhor posição do país no Enem 2015.

De acordo com Renata Gonçalves, diretora em exercício do Coluni, os alunos têm acesso a um ambiente típico de universidade, com atividades de pesquisa e extensão, além do ensino. "Os alunos ficam praticamente o dia todo aqui, sempre estão envolvidos em projetos quando não estão em aula", diz ela.

Os professores são de dedicação exclusiva à escola e praticamente todos os 34 docentes têm doutorado. A unidade já foi a primeira colocada também em 2014, mas a diretora afirma que os cortes recentes de recursos do governo federal no sistema federal pode comprometer os resultados futuros.

"Não sei se esses bons resultados podem continuar, porque os cortes estão minando o investimento em mão de obra docente, que é o essencial", diz. Segundo ela, houve restrições em contratações e a escola já não conseguiu repor professores aposentados ou de licença.

As redes estaduais concentram 84% dos estudantes de ensino médio do país. A única estadual fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Escola de Educação Básica Gomes Carneiro registrou uma média de 582,1 - acima da média nacional da rede privada, que é de 556,6. Apenas 27 alunos fizeram a prova em 2015 (de um total de 32 alunos no 3º ano do ensino médio). O nível socioeconômico dos alunos é alto, de acordo com o critério do Ministério da Educação.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60