Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Detran de SP começa a usar câmeras em testes para novos motoristas

Loading...

GERAL

Detran de SP começa a usar câmeras em testes para novos motoristas

- Atualizado em 01/10/2016 20:26

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo começou a utilizar câmeras, microfones e sensores de telemetria nas provas práticas de direção veicular para a categoria B (carros) na cidade de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. A medida é um projeto piloto que poderá ser estendido para todo o estado. As informações são da Agência Brasil.

Os equipamentos instalados nos veículos em que são realizados os exames permitem o rastreamento do percurso e o comportamento do candidato durante o teste de direção.

Se houver divergência entre a avaliação do examinador e os registros coletados pelos equipamentos, o sistema envia o resultado para ser analisado por membros de uma banca examinadora, que terá três dias para dar um veredito.

SENSORES

No novo sistema, candidato e examinador passam por identificação biométrica (leitura de digitais) no início e no fim do exame. Cinco câmeras registram o que acontece dentro e fora do veículo, enquanto gravadores de áudio registram o som no interior do carro.

Há sensores que identificam possíveis toques do carro na baliza, aceleração excessiva, uso das setas e do freio de mão, funcionamento do motor, velocidades média e máxima e tempo gasto em pontos específicos do teste.

MOTOS

No último dia 16, começaram a ser monitoradas também as provas práticas da categoria A (motos). Os exames são monitorados por meio de imagens de quatro câmeras externas fixadas em pontos do percurso, posicionadas de maneira que registrem todas as etapas do teste. “O objetivo do novo sistema é tornar a aplicação do exame prático mais preciso e coibir possíveis irregularidades, como o pagamento para ser aprovado”, informou a diretora-vice-presidente do Detran de São Paulo, Neiva Aparecida Doretto. “O intuito é também aprimorar a formação dos condutores, o que é essencial para tornar o trânsito mais seguro”, acrescentou.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41