MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Califórnia tem protesto pacífico após morte de mais um negro por policial

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com frases como "sem policiais assassinos" e "vidas negras importam", manifestantes cobraram pacificamente nesta quarta (28) uma investigação federal da morte de um homem negro desarmado na Califórnia, nesta terça (27). O inc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2016, 17:05:56 Editado em 28.09.2016, 17:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com frases como "sem policiais assassinos" e "vidas negras importam", manifestantes cobraram pacificamente nesta quarta (28) uma investigação federal da morte de um homem negro desarmado na Califórnia, nesta terça (27).

continua após publicidade

O incidente registrado em El Cajon, 24 km a leste de San Diego, é a última de uma série de mortes de afro-americanos por policiais, o que vem gerando indignação por todo o país.

Dois policiais se depararam com o homem não identificado, de cerca de 30 anos, atrás de um restaurante, após receberem relatos de alguém que "agia fora de si" e caminhava em meio aos carros, disse a polícia de El Cajon em um comunicado.

continua após publicidade

O homem, que balançava para frente e para trás, não acatou a ordem de tirar a mão do bolso, acrescentou. Na versão da polícia, em determinado momento os agentes tentaram falar com o homem, e "rapidamente ele retirou um objeto do bolso dianteiro de sua calça, juntou suas mãos e as esticou rapidamente em direção ao oficial, no que pareceu ser uma posição para atirar".

O chefe da polícia, Jeff Davis, não descreveu o objeto, mas disse em uma coletiva de imprensa que não foi recuperada uma arma de fogo.

O agente para quem o homem apontava atirou "várias vezes", enquanto um segundo policial disparou simultaneamente seu taser (arma que dá choques), indicou a polícia, que divulgou uma imagem recuperada de um vídeo que mostrava um homem aparentemente apontando uma arma ao policial.

continua após publicidade

Rapidamente, cerca de uma centena de manifestantes se reuniram na cena, acusando a polícia de disparar sem advertência.

No protesto desta quarta (28), o reverendo Shane Harris, do grupo de direitos civis National Action Network, afirmou que a irmã do homem morto pela polícia havia ligado para o 911 e relatado que seu irmão estava fora de si, mas deixando claro que ele tinha problemas de saúde mental.

A morte de homens negros por policiais tem provocado protestos nos Estados Unidos, os últimos deles em Charlotte, Carolina do Norte, na semana passada.

continua após publicidade

Ali, a morte de Keith Lamont Scott, 43, provocou vários dias de manifestações, obrigando o governador do Estado a declarar estado de emergência e mobilizar a Guarda Nacional.

SERENA NÃO SE CALA

continua após publicidade

Nesta terça (27), a tenista americana Serena Williams disse que "não ficará calada" sobre as mortes de negros por policiais.

A atleta disse ter se inspirado para falar sobre o tema depois de ter pedido ao seu sobrinho, um jovem negro de 18 anos, que a levasse de carro a uma reunião. No caminho, os dois passaram por um policial, o que fez a tenista conferir se o sobrinho estava respeitando o limite de velocidade, de forma a evitar uma interação com a polícia.

No episódio, ela se lembrou "daquele vídeo terrível da mulher no carro quando um policial atirou em seu namorado", uma referência à morte de Philando Castile, em julho, e disse se preocupar com situações semelhantes envolvendo sua família.

Williams citou Martin Luther King Jr., dizendo que "chega um momento em que o silêncio é uma traição", e terminou sua fala dizendo "não ficarei calada".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Califórnia tem protesto pacífico após morte de mais um negro por policial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!