MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Acordo de paz histórico entre governo colombiano e as Farc é assinado

SYLVIA COLOMBO, ENVIADA ESPECIAL CARTAGENA, COLÔMBIA (FOLHAPRESS) - Logo após uma tempestade que deixou algumas ruas do centro histórico de Cartagena semialagadas, teve início, às 17h (19h em Brasília) a cerimônia de assinatura do tratado de paz entre o g

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2016, 19:49:28 Editado em 26.09.2016, 19:50:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

CARTAGENA, COLÔMBIA (FOLHAPRESS) - Logo após uma tempestade que deixou algumas ruas do centro histórico de Cartagena semialagadas, teve início, às 17h (19h em Brasília) a cerimônia de assinatura do tratado de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O local escolhido foi o centro de convenções da cidade, mas do lado de fora, o espaço foi aberto ao público. No palco, estavam os mandatários latino-americanos convidados, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o líder das Farc Rodrigo "Timochenko" Londoño. Todos, no palco e na audiência, vestiam branco, como pedido pelo protocolo da cerimônia.

continua após publicidade

Depois de um minuto de silêncio dedicado às mais de 250 mil vítimas do conflito, iniciado há 52 anos, houve apresentação de cantores populares e a execução do hino nacional colombiano.

Na sequência, "Timochenko" se aproximou da mesa onde estava o texto do acordo e o assinou primeiro. Na sequência, foi a vez do presidente Juan Manuel Santos, levando a multidão presente aos aplausos. Na audiência, algumas pessoas choravam, outras faziam acenos com lenços brancos.

Após a assinatura, o líder guerrilheiro colocou em sua camisa um broche com uma pomba da paz na camisa e os dois se cumprimentaram.

continua após publicidade

O acordo foi assinado com um "balígrafo" (uma brincadeira com a palavra "caneta" em espanhol, que é "bolígrafo"), ou seja, uma caneta fabricada com balas de fuzil, que virou uma espécie de símbolo das negociações entre as duas partes.

A assinatura do acordo, porém, não significa que ele será imediatamente implementado. Agora, deverá ser aprovado em um plebiscito no próximo domingo (2). Por conta de um pedido especial do governo, para ser vencedora, a proposta do "sim" ao acordo terá de obter apenas 13% dos votos (ou seja, 4,5 milhões).

A Corte Constitucional do país aprovou o pedido, justificado pelo fato de que, nas últimas eleições, a abstenção ter sido muito alta -o voto não é obrigatório na Colômbia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Acordo de paz histórico entre governo colombiano e as Farc é assinado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!