MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Guilherme Fontes também vai inscrever 'Chatô' na disputa ao Oscar

GUILHERME GENESTRETI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O filme "Chatô", de Guilherme Fontes, também irá se inscrever na disputa pela vaga brasileira no Oscar. A informação foi confirmada pelo próprio diretor à Folha de S.Paulo. "Assim como os concorrentes, Cha

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2016, 19:51:52 Editado em 25.08.2016, 19:55:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME GENESTRETI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O filme "Chatô", de Guilherme Fontes, também irá se inscrever na disputa pela vaga brasileira no Oscar.

A informação foi confirmada pelo próprio diretor à Folha de S.Paulo. "Assim como os concorrentes, Chatô tem grandes qualidades e foi feito com muito esforço", diz Fontes. "São mais de 30 críticas excepcionais. Acho que meus técnicos e atores, que tanto se empenharam, merecem."

continua após publicidade

O diretor não quis comentar a polêmica envolvendo a comissão. Instituído pela Secretaria do Audiovisual, o grupo de nove membros tem um integrante que já usou redes sociais para atacar o diretor Kleber Mendonça Filho, que é um dos favoritos a levar a vaga, pro "Aquarius".

Fontes diz que deverá fazer a inscrição na sexta (26). O prazo termina no dia 31/8. O escolhido será anunciado no dia 12/9. Como "Chatô" foi lançado no fim de 2015, ele é elegível para a disputa.

Cinebiografia inspirada na obra homônima de Fernando Morais, o filme acompanha, de forma não linear e delirante, passagens da vida de Assis Chateaubriand (1892-1968), fundador do grupo Diários Associados, que atuou na política, ajudou a criar o Masp e também trouxe a TV ao Brasil.

continua após publicidade

A produção ganhou ares mitológicos na história do cinema nacional por ter demorado 20 anos para ser concluída, desde que Fontes anunciou o projeto, em 1995.

Nessas duas décadas, o longa parecia ter naufragado. Passou por uma parceria furada e onerosa com Francis Ford Coppola entre 1997 e 1998, gastos exorbitantes a partir de 1999 (mesmo ano em que o Ministério da Cultural começou a averiguar as contas), acusações de irregularidades no uso do dinheiro público e por um vaivém em órgãos como o Tribunal de Contas da União e o Supremo Tribunal Federal.

Em junho, após longo trâmite, o Tribunal de Contas da União decidiu rever um recurso que pode isentá-lo de pagar R$ 66,2 milhões ao cofres públicos por não ter entregue o longa sobre Assis Chateubriand.

Para Fontes, uma eventual escolha de "Chatô" será "a pá de cal".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Guilherme Fontes também vai inscrever 'Chatô' na disputa ao Oscar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!