MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Efeitos graves da zika são notados em bebê após 6 meses de nascimento

GABRIEL ALVES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um bebê que nasceu infectado com o vírus da zika ficou pelo menos 67 dias com o vírus no organismo. O caso foi descrito em um novo estudo, publicado na tarde desta quarta (24) no prestigioso periódico da área méd

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2016, 18:22:42 Editado em 24.08.2016, 18:25:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIEL ALVES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um bebê que nasceu infectado com o vírus da zika ficou pelo menos 67 dias com o vírus no organismo.

O caso foi descrito em um novo estudo, publicado na tarde desta quarta (24) no prestigioso periódico da área médica "The New England Journal of Medicine".

continua após publicidade

Os autores, da USP e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, contam que a mãe, de São Paulo, teve sintomas de zika (como vermelhidão na pele, dor de cabeça, olhos vermelhos, inchaço e dor nas articulações) no terceiro trimestre de gestação.

A provável via de contágio é a sexual, pois o pai havia apresentado sintomas semelhantes três semanas antes da mãe –ele tinha viajado para a Paraíba, onde há uma maior concentração de casos de zika.

Os autores apresentam esse como o possível primeiro caso em que uma mãe foi infectada pela via sexual durante a gestação.

continua após publicidade

O bebê nasceu com 48 cm, 3,1 kg e circunferência da cabeça de 32,5 cm (um pouco abaixo da média). Externamente, não havia sinais de anormalidades.

No exame radiológico, no entanto, ficou demonstrado que o cérebro havia, sim, sofrido com os efeitos da infecção –houve redução do volume cerebral (e consequente aumento das cavidades cerebrais conhecidas como ventrículos) e focos de calcificação (que marcam lugares onde houve lesões).

Com 54 dias de vida, o bebê foi examinado novamente e foi constatada presença do vírus no sangue, na saliva e na urina. Ainda havia material genético do vírus no sangue no 67º dia de vida.

continua após publicidade

O prejuízo deixado pela zika no bebê pôde ser aferido no sexto mês de vida –havia um atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, tônus reduzido nos músculos e uma dificuldade de locomoção principalmente do lado direito.

Os exames de sangue foram refeitos no dia 216 (um pouco mais de sete meses após o nascimento) e, apesar de haver anticorpos contra o vírus, o próprio agente infeccioso não podia mais ser detectado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Efeitos graves da zika são notados em bebê após 6 meses de nascimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!