MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vice dos EUA pede à Turquia paciência sobre extradição de clérigo opositor

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu paciência às autoridades turcas em relação ao pedido da Turquia de extradição do clérigo Fetullah Gülen, acusado por Ancara de ter organizado a tentativa de golpe de julho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2016, 14:18:13 Editado em 24.08.2016, 14:37:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu paciência às autoridades turcas em relação ao pedido da Turquia de extradição do clérigo Fetullah Gülen, acusado por Ancara de ter organizado a tentativa de golpe de julho passado -ele nega.

continua após publicidade

"Nossos especialistas jurídicos estão trabalhando neste momento com suas contrapartes turcas na produção e avaliação de evidências que precisam ser apresentadas a uma corte americana em respeito aos requerimentos de nossa lei para o tratado de extradição de Gülen", afirmou Biden, em visita oficial à Ancara, após se encontrar com o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

Biden disse ainda que o processo deve demorar, mas reafirmou a cooperação de Washington no caso.

continua após publicidade

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que também se encontrou com Biden na tarde desta quarta, afirmou que iria dizer ao vice americano que Washington não tem "nenhuma desculpa" para não extraditar Gülen.

"Eu compreendo o sentimento intenso que o governo e o povo da Turquia têm em relação a ele [Gülen]", afirmou Biden. "Nós estamos cooperando com as autoridades turcas."

"Se o processo puder ser acelerado para que Gülen retorne ao nosso país para ser punido, se nossa cooperação nesse sentido continuar a crescer, então o desapontamento do povo turco nesse sentido logo dará lugar a um sentimento positivo", disse Yildirim.

continua após publicidade

"Não temos nenhum, nenhum, nenhum, nenhum interesse em proteger alguém que tenha feito mal a um aliado. Nenhum", declarou o americano. "Mas nós precisamos respeitar o procedimento legal." Ele também avisou que o presidente Barack Obama não tem autorização para extraditar alguém sob sua vontade e que apenas um tribunal americano poderia fazer isso.

Biden negou que os EUA tinham conhecimento prévio do golpe, versão levantada por Ancara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vice dos EUA pede à Turquia paciência sobre extradição de clérigo opositor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!