MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo da Colômbia e Farc anunciam que acordo de paz 'está próximo'

SYLVIA COLOMBO, ENVIADA ESPECIAL BOGOTÁ, COLÔMBIA (FOLHAPRESS) - A equipe de negociadores da paz do governo da Colômbia divulgou na noite desta terça (23) que "a paz está próxima", com uma foto em que se veem tanto os representantes do Estado como os das

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2016, 00:54:43 Editado em 24.08.2016, 14:37:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

BOGOTÁ, COLÔMBIA (FOLHAPRESS) - A equipe de negociadores da paz do governo da Colômbia divulgou na noite desta terça (23) que "a paz está próxima", com uma foto em que se veem tanto os representantes do Estado como os das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Segundo informou a assessoria da Presidência, haverá um anúncio em Havana, nesta quarta (24), no qual se deve declarar fechado o texto final do acordo entre ambas as partes, que pode colocar ponto final numa guerra de mais de 50 anos.

continua após publicidade

Até o momento, a maioria dos pontos do acordo já estavam acertados (reparação às vítimas, reforma agrária, fim do cultivo, justiça transicional e representação política). Os pontos travados correspondem ao funcionamento da Justiça, se serão concedidas anistias e se, além de poderem concorrer a eleições, os ex-guerrilheiros ganhariam o direito de entrar no Congresso de forma direta, num número limitado de vagas, até a próxima eleição.

Até a publicação desta reportagem, não se conhecia o acordado sobre esses itens polêmicos.

Caso tenha se chegado a um consenso sobre todos esses pontos, nesta quarta (24) o texto do acordo será entregue ao presidente Juan Manuel Santos, que por sua vez o enviará ao Congresso. Assim que for dado esse passo, o presidente deve marcar a data do plebiscito para que o acordo seja aprovado ou rejeitado pelos colombianos.

continua após publicidade

Segundo estabelecido pela Corte Constitucional, para ser aprovado, o "sim" ao acordo deve atingir 13% do eleitorado, ou seja, 4,5 milhões de votos.

Segundo declarações recentes do presidente Santos, a assinatura formal do acordo, com uma cerimônia que contará com a presença de líderes mundiais e da região, deve acontecer paralelamente à campanha do plebiscito, ou mesmo depois de ser conhecido o resultado do mesmo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo da Colômbia e Farc anunciam que acordo de paz 'está próximo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!