MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

"Ouvi os tiros da minha casa", diz brasileiro sobre ataque

THAIS ARBEX SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O advogado Luis Henrique Machado, 35, havia passado em frente ao shopping Olympia vinte minutos antes do ataque a tiros que deixou ao menos nove mortos e outras 21 pessoas feridas em Munique, na Alemanha, nesta sex

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2016, 00:02:48 Editado em 24.07.2016, 06:16:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

THAIS ARBEX

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O advogado Luis Henrique Machado, 35, havia passado em frente ao shopping Olympia vinte minutos antes do ataque a tiros que deixou ao menos nove mortos e outras 21 pessoas feridas em Munique, na Alemanha, nesta sexta-feira (22).

Machado, que acabara de voltar da Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU na sigla em alemão), estava em casa, a 250 metros do local do atentado, trabalhando no texto de sua tese quando ouviu os disparos e, logo em seguida, pessoas gritando. O advogado mora no Brasil, mas mantém residência fixa na Alemanha, para onde vai duas vezes por ano por causa do doutorado em direito na Universidade Humboldt de Berlim.

continua após publicidade

"Munique é uma cidade tão calma que, quando ouvi o tiroteio, não tive dúvida de que era um atentado", contou ele à reportagem, por telefone. "Eu havia acabado de passar naquele beco onde minutos depois uma pessoa foi morta."

Machado só conseguiu falar com a mulher, Fernanda, que está em Brasília, por uma ligação via WhatsApp. Logo depois do ataque, de acordo com ele, o sistema de telefonia da cidade parou de funcionar. "Estava muito chocado porque ouvi os tiros e as pessoas gritando", contou.

CAOS

continua após publicidade

Segundo ele, o "caos tomou conta do país". "A recomendação da polícia alemã era para que que todos ficassem em casa. O sistema de transporte parou, não tem metrô, não tem táxi", disse.

"Estamos vivendo a universalização do terrorismo", disse, lembrando dos ataques recentes na Europa, como o do tunisiano que matou 85 pessoas em Nice no dia 14 e o do afegão que feriu cinco em Würzburg dia 22.

Machado disse que, em meio ao clima de caos e terror que tomou conta da cidade, os que moram há muitos anos na região próxima ao shopping Olympia "lembraram, imediatamente, do ataque durante a Olimpíada de 1972". "O parque olímpico é a menos de três quilômetros de onde estamos hoje. Mais de quarenta anos depois daquele atentado, outro ataque acontece na região", afirmou.

continua após publicidade

Já passava das 3h da madrugada de sábado (23), no horário local, e Machado ainda não havia conseguido dormir. "Vai ser difícil dormir hoje", disse.

O retorno do advogado ao Brasil está marcado para o início de agosto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: ""Ouvi os tiros da minha casa", diz brasileiro sobre ataque"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!