MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Supremo da Venezuela veta aumento de membros do tribunal de 7 para 15

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Sala Constitucional do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) da Venezuela declarou nesta quinta-feira (5) inconstitucional o aumento do número de juízes da Corte de 7 para 15, como estabelecia uma reforma da Lei Orgânica do trib

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2016, 23:42:40 Editado em 27.04.2020, 19:50:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Sala Constitucional do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) da Venezuela declarou nesta quinta-feira (5) inconstitucional o aumento do número de juízes da Corte de 7 para 15, como estabelecia uma reforma da Lei Orgânica do tribunal que a Assembleia Nacional, controlada pela oposição, aprovou no começo de abril.
O tribunal revisou a lei após um pedido feito pelo presidente Nicolás Maduro, em 21 de abril, segundo o qual apenas o próprio TSJ teria a prerrogativa de propor leis sobre "organização e procedimentos judiciários". Como tem sido comum em outras questões, a Corte acatou os argumentos de Maduro e rejeitou a lei aprovada pelo Legislativo opositor.
A sentença do TSJ diz que os parlamentares não respeitaram "a iniciativa legislativa que corresponde a este máximo tribunal da República, nem tampouco foi solicitada sua intervenção, a qual é imprescindível para o procedimento de discussão e aprovação". "Portanto, a mesma [lei], do ponto de vista constitucional, resulta totalmente nula", afirmam os magistrados.
Na sentença, os juízes dizem ser "evidente" o objetivo da Assembleia Nacional de "encher de novos integrantes esta instância judicial (...) com fins claramente políticos". O plano da oposição era aumentar o número de juízes para tentar mudar o perfil chavista do órgão, que via de regra toma decisões favoráveis ao governo.
Leis de reforma econômica, anistia a opositores considerados presos políticos e destituição de juízes, todas aprovadas pela AN sob comando opositor, já foram barradas pelo TSJ.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Supremo da Venezuela veta aumento de membros do tribunal de 7 para 15"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!