MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Estudantes de SP ocupam plenário da Assembleia e pedem CPI da Merenda

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No final da tarde desta terça-feira (3), alunos das escolas estaduais de São Paulo ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa (Alesp), no Ibirapuera. Os deputados estavam na ordem do dia (fase da sessão em que ocorrem as

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2016, 18:53:01 Editado em 27.04.2020, 19:50:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No final da tarde desta terça-feira (3), alunos das escolas estaduais de São Paulo ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa (Alesp), no Ibirapuera.
Os deputados estavam na ordem do dia (fase da sessão em que ocorrem as discussões e votações das proposições dos projetos escolhidos pelo presidente da Assembleia) quando os estudantes entraram no plenário. A sessão foi interrompida.
O presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB) foi citado em delação como destinatário de parte da propina na chamada "máfia da merenda" - esquema de superfaturamento na distribuição de suco de laranja para a merenda da rede pública, garantido por propinas que oscilavam de 10% a 30% dos valores acertados - entre outros deputados estaduais e federais.
Até o momento, no entanto, a Assembleia não demonstrou interesse em criar uma investigação sobre o caso.
OCUPAÇÕES
Desde a última quinta-feira (28), estudantes ocupam o Centro Paula Souza, pedindo melhorias nas merendas distribuídas nas Etecs (escolas técnicas estaduais). O Paula Souza é o responsável pela administração de 219 Etecs e 66 Fatecs (faculdades de tecnologia), em mais de 300 municípios.
Após ordem de reintegração de posse expedida no domingo (1º), a Polícia Militar entrou no prédio ocupado pelos estudantes na manhã de segunda-feira (2), sob ordem do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
A entrada da PM, justificada pela secretaria como um meio de assegurar o acesso dos funcionários do Paula Souza ao local de trabalho, foi considerada ilegal pela Justiça de SP, por não haver mandado para o cumprimento da reintegração. Depois de determinação para deixar o centro, a PM saiu do prédio na noite de segunda.
A audiência de conciliação que decidirá sobre a reintegração de posse foi marcada para esta quarta-feira (4).
Após a entrada dos alunos no Centro Paula Souza, mais três escolas foram ocupadas: a Etec Santa Ifigênia, no mesmo complexo da sede do Paula Souza, a Etesp, no centro, e a Etec Paulistano, na zona norte. As Etecs de Pirituba, Jaraguá, na capital paulista, e de Embu, região metropolitana, têm registro de manifestações, mas apenas na escola de Jaraguá as aulas foram totalmente interrompidas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes de SP ocupam plenário da Assembleia e pedem CPI da Merenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!