MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Maduro decreta aumento de 30% em salário mínimo na Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado (30) um aumento de 30% no salário mínimo do país, para 15.051 bolívares por mês. Ainda que no câmbio oficial, controlado pelo governo e de acesso altamente res

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2016, 23:32:18 Editado em 27.04.2020, 19:50:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado (30) um aumento de 30% no salário mínimo do país, para 15.051 bolívares por mês.
Ainda que no câmbio oficial, controlado pelo governo e de acesso altamente restrito, o valor seja alto (correspondendo a US$ 1.505), ele não chega a US$ 14 no paralelo.
Segundo o Banco Central da Venezuela, 2015 fechou com retração econômica de 5,7% e inflação de 180,9%. A inflação esperada para este ano é de 720%, segundo o FMI. Além disso, o país atravessa uma grave escassez de produtos básicos, de comida a remédios.
Maduro
Desde que foi eleito à Presidência, em abril de 2013, Maduro aumentou o salário mínimo no país 12 vezes. No mesmo meio tempo, o bolívar desvalorizou 98% frente ao dólar no câmbio paralelo.
Críticos do governo chavista dizem que a sucessão de aumentos do salário mínimo demonstra a incapacidade do governo de controlar a inflação e a recessão econômica. "Este aumento é uma piada. A inflação está em disparada!", disse o líder da oposição Henrique Capriles pela rede social Twitter.
Capriles
Também o vale-alimentação, recebido por trabalhadores, foi reajustado em 40%, para 18.585 bolívares. De acordo com o Cenda (Centro de Documentação e Análise dos Trabalhadores), a cesta básica de alimentos na Venezuela custa 89 mil bolívares.
Segundo pesquisas de opinião pública, 84% dos venezuelanos consideram a situação do país negativa. Outros 60% concordam com a saída de Maduro do poder.
Na sexta (29), a Polar, principal fabricante de cerveja da Venezuela, suspendeu as operações de sua última fábrica após ser impedida de ter acesso a divisas em moeda estrangeira para compra de matéria prima.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Maduro decreta aumento de 30% em salário mínimo na Venezuela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!