MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Casos de dengue crescem 47% no país e chegam a quase 500 mil

NATÁLIA CANCIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A dengue continua a avançar com força no país. Dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (11), mostram que o Brasil já registra 495.266 casos prováveis da doença. O número, que abrange os d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.04.2016, 19:51:45 Editado em 27.04.2020, 19:51:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A dengue continua a avançar com força no país. Dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (11), mostram que o Brasil já registra 495.266 casos prováveis da doença.
O número, que abrange os dados contabilizados desde janeiro até o início de março, já é 47% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando havia 337.738 casos notificados.
O aumento ocorre em 20 Estados e no Distrito Federal. Destes, nove já apresentam incidência de dengue no patamar de uma epidemia - a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que isso ocorre quando há mais de 300 casos de dengue a cada 100 mil habitantes.
São eles: Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
MINAS
A situação é mais grave em Minas Gerais, onde essa proporção já é o dobro deste parâmetro, com 775 casos a cada 100 mil habitantes. O Estado também lidera em número de registros de atendimentos.
Até o dia 5 de março, o Estado somava 161.844 notificações de casos prováveis da doença. No mesmo período do ano anterior, eram 18.331.
O novo avanço da dengue ocorre menos de um ano após o país registrar números recordes da doença, com 1,6 milhão de atendimentos nas redes de saúde e 863 mortes.
Uma das explicações apontadas para o novo aumento está na distribuição dos casos. Enquanto no ano passado cerca de metade dos registros ocorria em São Paulo, agora, os casos estão espalhados em mais pontos do país.
Outra hipótese é que parte dos casos enquadrados como dengue após diagnósticos clínicos sejam de outras doenças com alguns sintomas semelhantes, como zika e chikungunya. Ambas são transmitidas pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti.
Apesar do novo avanço, o país registra menos mortes por dengue em relação ao ano anterior. Boletim do Ministério da Saúde aponta 67 registros até o dia 5 de março - uma redução de 73% em relação ao mesmo período do ano passado.
SÃO PAULO
Em São Paulo, o número de casos de dengue teve redução de 167% nos dados até 5 de março deste ano em comparação ao mesmo período de 2015. Agora, são 79.263 registros, contra 212.360 em igual época do ano anterior.
A queda nos registros paulistas ocorre, em parte, pela redução no número de pessoas suscetíveis ao sorotipo de vírus da dengue em circulação - devido ao alto número de infecções no ano anterior.
Dados do Ministério da Saúde, obtidos a partir da análise de 1.575 amostras, apontam que o tipo 1, entre os quatro existentes, ainda teria circulação predominante nesta região. A situação pode variar conforme o local. Também há novas amostras sendo analisadas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Casos de dengue crescem 47% no país e chegam a quase 500 mil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!