MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Astronauta pop star dos EUA volta à Terra após 340 dias

O astronauta americano Scott Kelly, que bateu dois recordes espaciais americanos e se tornou uma espécie de pop star, voltou à Terra nesta quarta-feira (2). Ele e seu colega russo Mikhail Kornienko retornaram após permanecerem 340 dias em órbita na Estaç

Da Redação

·
Astronauta americano Scott Kelly, que passou 340 dias no espaço (Foto: Divulgação/Getty Imagens)
Icone Camera Foto por Reprodução
Astronauta americano Scott Kelly, que passou 340 dias no espaço (Foto: Divulgação/Getty Imagens)
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2016, 20:54:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O astronauta americano Scott Kelly, que bateu dois recordes espaciais americanos e se tornou uma espécie de pop star, voltou à Terra nesta quarta-feira (2).

Ele e seu colega russo Mikhail Kornienko retornaram após permanecerem 340 dias em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS).

Kelly, então, virou recordista em duas marcas nos EUA: de maior permanência acumulada no espaço e voo espacial mais longo.

O recorde mundial da estadia espacial consecutiva, porém, é do russo Valeri Poliakov entre 1994 e 1995, ao passar 437 dias a bordo da estação espacial MIR.

Já o recorde mundial de tempo acumulado (em múltiplas viagens) em órbita também é de um russo, Gennady Padalka, que passou um total de 879 dias no espaço.

"Fisicamente, eu me sinto muito bem", disse Kelly à imprensa. "Poderia ficar mais cem dias ou mais um ano caso fosse preciso", afirmou. "Sinto como se tivesse estado lá [no espaço] por toda a minha vida."

O astronauta disse ainda que a primeira coisa que vai fazer ao chegar em casa, em Houston, no Texas, será pular na piscina.

Kelly e Kornienko dedicaram sua missão na ISS a preparar futuras missões habitadas a Marte. Eles e toda a equipe na ISS conduziram cerca de 400 investigações, incluindo pesquisas sobre como o corpo humano se ajusta à ausência de gravidade, ao isolamento, à radiação e ao estresse de um voo de longa duração.

Durante a longa permanência na estação, os dois homens foram submetidos a exames médicos regulares, bem como a uma bateria de testes e análises para estudar os efeitos a longo prazo da microgravidade sobre o corpo humano.

O irmão gêmeo de Scott, o ex-astronauta da Nasa Mark Kelly, participou paralelamente de estudos na Terra que comparavam os efeitos do espaço no corpo.

As pesquisas com a dupla continuarão em centros como a Universidade da Califórnia em San Diego, a Escola de Medicina de Stanford e a Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Segundo a Nasa, elas investigarão como o espaço impacta alguns órgãos, como coração e cérebro, e a tomada de decisões, como os genes são "ligados" e "desligados" (área conhecida como epigenética) após um voo espacial, e como a diferença de dietas dos dois afeta a microbiota intestinal.

Enquanto não estava ocupado com experimentos, Scott Kelly se tornava uma celebridade na internet, com milhares de seguidores no Twitter e no Instagram. Ele postou quase duas fotos por dia de viagem -a pedido do presidente dos EUA Barack Obama-, além de um vídeo em que aparecia vestido de gorila para assustar os colegas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Astronauta pop star dos EUA volta à Terra após 340 dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!