Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mais alto do país, pico da Neblina "cresce" 1,5 metro após revisão do IBGE

Loading...

GERAL

Mais alto do país, pico da Neblina "cresce" 1,5 metro após revisão do IBGE

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O pico da Neblina, no Estado do Amazonas, ponto mais alto do território brasileiro, ganhou um metro e 52 centímetros de altura a mais após uma atualização realizada pelo IBGE - e que resultou na mudança de altitude de sete pontos culminantes do país.
Localizado na cidade de Santa Isabel do Rio Negro (AM), próximo da fronteira com a Venezuela, o pico da Neblina passa agora a ter oficialmente 2.995,30 metros em relação ao nível médio do mar.
O mesmo aconteceu com o pico 31 de Março (também no Amazonas), o segundo ponto mais alto do Brasil. Ele ficou 1 metro e 52 centímetros maior com a atualização. O pico tem 2.974,18 metros de altitude.
Em 2004, os técnicos do IBGE baseados em Parada de Lucas, zona norte do Rio, foram enviados para escalar os principais picos do país e medi-los com uso de GPS. Antes disso, os registros eram feitos com barômetro.
Desta vez, porém, o IBGE não voltou aos locais para fazer novas medições. A revisão ocorreu porque o instituto elaborou um novo modelo de software para converter os dados do GPS para o nível médio do mar.
Os outros cinco picos ficaram um pouco mais baixos após as atualizações, informou o IBGE na manhã desta segunda-feira (29).
DEMAIS
É o caso dos picos da Bandeira (2.891,32 metros) e do Cristal (2.769,05 metros), ambos na Serra do Caparaó, divisa de Minas Gerais e Espírito Santo. O primeiro perdeu 66 centímetros e o segundo, 71 centímetros.
Pedra da Mina, em Minas Gerais, segue com o ponto mais alto da serra da Mantiqueira (na divisa de Minas, Rio e São Paulo), apesar de ter perdido 33 centímetros de altura. Ele tem agora 2.798,06 metros.
Já o pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, "encolheu" 61 centímetros. Ele tem agora 2.790,94 metros de altura. São, respectivamente, terceiro e quarto picos mais altos do território brasileiro.
Por fim, o Monte Roraima ficou um centímetro menor. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, tem 2.734,05 metros em seu ponto mais alto, segundo a atualização divulgada pelo IBGE.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56