Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cessar-fogo voltou a ser violado, dizem russos e rebeldes sírios; EI é atacado

Loading...

GERAL

Cessar-fogo voltou a ser violado, dizem russos e rebeldes sírios; EI é atacado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cessar das hostilidades na Síria voltou a ser violado várias vezes durante o segundo dia desde que o acordo começou a valer.
A oposição síria afirma que, desde sábado (27), a trégua foi violada 15 vezes pelo regime de Bashar al-Assad.
"Houve, no primeiro dia da trégua, 15 violações por parte do governo, sendo duas delas pelo (movimento xiita libanês) Hezbollah em Zabadani", afirmou o porta-voz do Alto Comitê de Negociações (HCN), Salem al-Meslet.
Apesar das acusações, os rebeldes afirmam que continuarão respeitando o acordo e destacaram seus benefícios para a população síria.
"A decisão é de permaneceremos quietos, sem fazer nada. Ontem foi a primeira vez que as pessoas realmente puderam sair de suas casas e andar nas ruas", disse al-Meslet.
Já o exército da Rússia, aliada de Assad, afirmou que o cessar-fogo foi violado nove vezes nas últimas 24 horas, mas que, de maneira geral, o acordo está sendo cumprido.
"No curso das últimas 24 horas, nove casos de violação do cessar-fogo foram registrados", declarou o general Sergueï Kouralenko, chefe do Centro de Coordenação russo na Síria, citado pelas agências do país.
Costurado por EUA e Rússia com o apoio da ONU, a trégua na Síria começou a valer à meia-noite deste sábado (19h de sexta no horário de Brasília). Neste sábado, forças de Assad e rebeldes se acusaram de violar o cessar-fogo.
É a primeira vez que um acordo do tipo é feito desde que começou o a guerra, que, em cinco anos, deixou 270 mil mortos.
ATAQUES AO EI
A diminuição dos ataques na Síria não se estendeu à ofensiva contra o Estado Islâmico (EI), que não faz parte da trégua.
Perto da cidade de Tel Abyada, dez ataques aéreos destruíram ao menos 23 prédios, oito bases e uma posição de lançamento de foguetes do grupo radical, informou a coalizão liderada pelos EUA. Nas regiões de Ar Raqqah e Manbij, foram atingidos dois prédios e um centro improvisado para montar armas.
No total, foram realizados 24 ofensivas contra o EI em todo Oriente Médio. Perto de Mosul, no Iraque, cinco bases e pistas de lançamento de mísseis foram destruídos. Mais ataques atingiram outras cidades iraquianas como Fallujah, Ramadi e Sinjar.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 23/02

JOÃO DA ROCHA GREGORIO, 68 anos

BOM SUCESSO 23/02

MARIA APARECIDA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57