MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cessar-fogo voltou a ser violado, dizem russos e rebeldes sírios; EI é atacado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cessar das hostilidades na Síria voltou a ser violado várias vezes durante o segundo dia desde que o acordo começou a valer. A oposição síria afirma que, desde sábado (27), a trégua foi violada 15 vezes pelo regime de Bash

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2016, 15:35:53 Editado em 27.04.2020, 19:52:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cessar das hostilidades na Síria voltou a ser violado várias vezes durante o segundo dia desde que o acordo começou a valer.
A oposição síria afirma que, desde sábado (27), a trégua foi violada 15 vezes pelo regime de Bashar al-Assad.
"Houve, no primeiro dia da trégua, 15 violações por parte do governo, sendo duas delas pelo (movimento xiita libanês) Hezbollah em Zabadani", afirmou o porta-voz do Alto Comitê de Negociações (HCN), Salem al-Meslet.
Apesar das acusações, os rebeldes afirmam que continuarão respeitando o acordo e destacaram seus benefícios para a população síria.
"A decisão é de permaneceremos quietos, sem fazer nada. Ontem foi a primeira vez que as pessoas realmente puderam sair de suas casas e andar nas ruas", disse al-Meslet.
Já o exército da Rússia, aliada de Assad, afirmou que o cessar-fogo foi violado nove vezes nas últimas 24 horas, mas que, de maneira geral, o acordo está sendo cumprido.
"No curso das últimas 24 horas, nove casos de violação do cessar-fogo foram registrados", declarou o general Sergueï Kouralenko, chefe do Centro de Coordenação russo na Síria, citado pelas agências do país.
Costurado por EUA e Rússia com o apoio da ONU, a trégua na Síria começou a valer à meia-noite deste sábado (19h de sexta no horário de Brasília). Neste sábado, forças de Assad e rebeldes se acusaram de violar o cessar-fogo.
É a primeira vez que um acordo do tipo é feito desde que começou o a guerra, que, em cinco anos, deixou 270 mil mortos.
ATAQUES AO EI
A diminuição dos ataques na Síria não se estendeu à ofensiva contra o Estado Islâmico (EI), que não faz parte da trégua.
Perto da cidade de Tel Abyada, dez ataques aéreos destruíram ao menos 23 prédios, oito bases e uma posição de lançamento de foguetes do grupo radical, informou a coalizão liderada pelos EUA. Nas regiões de Ar Raqqah e Manbij, foram atingidos dois prédios e um centro improvisado para montar armas.
No total, foram realizados 24 ofensivas contra o EI em todo Oriente Médio. Perto de Mosul, no Iraque, cinco bases e pistas de lançamento de mísseis foram destruídos. Mais ataques atingiram outras cidades iraquianas como Fallujah, Ramadi e Sinjar.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cessar-fogo voltou a ser violado, dizem russos e rebeldes sírios; EI é atacado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!