Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gestão Alckmin lança site com dados sobre acidentes de trânsito

Loading...

GERAL

Gestão Alckmin lança site com dados sobre acidentes de trânsito

GUILHERME BRENDLER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), lançou nesta terça-feira (23) um site que agrupa informações de acidentes de trânsito no Estado. Chamado de InfoSiga, o site trará informações atualizadas mensalmente. Segundo o governador, essas informações serão públicas.
O sistema será baseado na triagem e na tabulação de boletins de ocorrência da Política Civil, para as estatísticas de óbitos, e dados da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, para os números relativos a acidentes de trânsito com vítimas.
O site, cujo endereço é www.segurancanotransito.sp.gov.br, entrou no ar nesta terça. De acordo com o governo, os dados serão atualizados até o dia 19 do mês com informações como faixa etária e gênero das vítimas, tipo de veículo, local e perfil do acidente.
"Estamos dando um passo muito importante para a redução de uma das principais causas de morte [no Estado]", disse Alckmin. "A maior causa externa de morte antigamente era homicídio. Hoje é acidente rodoviário. Chega a ser quase o dobro o número de mortes."
Também na terça, o governo assinou, por intermédio do Detran-SP, convênio com 15 municípios para o repasse de R$ 10,5 milhões em recursos do Estado para investimentos em fiscalização, sinalização e educação no trânsito. Os convênios têm prazo de um ano.
Alckmin disse que os convênios com os municípios são importantes porque "perto de 70% dos acidente não são nas autoestradas, mas sim nas cidades, especialmente por atropelamentos e acidentes de motocicletas. Nesse convênio a prefeitura tem um conjunto de tarefas a realizar para reduzir dessas mortes", disse Alckmin.
A escolha desses 15 municípios, segundo o governo, foram consideradas cidades que têm números médios superiores a 15 óbitos, entre 2011 e 2013. Foram tomados três municípios com taxa de óbitos por 100 mil habitantes de cada faixa populacional, além de três municípios com média acima de 15 óbitos baseados no ranking estadual.
Segundo o governador, todos os 645 municípios do Estado de São Paulo serão beneficiados pela inciativa.
META DA ONU
A iniciativa é uma ação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado em agosto do ano passado pelo Executivo estadual. Algumas empresas, como a companhia de bebidas Ambev, o banco Itaú e a seguradora Porto Seguro são apoiadores do movimento.
Segundo o governo estadual, o objetivo do sistema é colher informações para desenvolver políticas para alcançar a meta da ONU (Organização das Nações Unidas), que é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2020 ­utilizando-se como referência os números de 2010.
Em 2015, morreram no Estado de São Paulo 6.066 pessoas em acidentes de trânsito. Destas, 77% ocorreram entre homens. As faixas etárias com maior incidência de óbito são 18-24 anos (16%) e 25-29 (10%).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57