Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Irã tem alta participação em 1ª eleição após acordo

Loading...

GERAL

Irã tem alta participação em 1ª eleição após acordo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Irã registrou alto comparecimento às urnas nas eleições legislativas desta sexta (26), as primeiras desde que o político moderado Hasan Rowhani chegou à Presidência e desde o acordo que pôs fim às sanções contra o país.
As eleições visam preencher vagas no Parlamento, chamado de Assembleia Consultiva Islâmica, e na Assembleia de Especialistas, conselho de clérigos que nomeia o líder supremo -o atual líder é o aiatolá Ali Khamenei.
Os dois órgãos são, hoje, dominados por conservadores. A votação é vista por analistas como um momento crucial que pode remodelar a próxima geração do país.
Rowhani foi eleito prometendo incentivos à economia, o fortalecimento de alianças internacionais e oferecendo garantias de mais liberdades à população. O pleito desta sexta servirá de termômetro dos três anos de gestão do presidente, que deve buscar a reeleição no ano que vem.
Os primeiros dados podem sair já neste sábado (27), mas uma melhor tabulação do resultado das urnas pode levar dias, já que não há partidos políticos -as candidaturas são individuais.
De maneira geral, as eleições estão divididas entre os políticos de linha-dura e os moderados, que apoiam as reformas de Rowhani. Há, ainda, os independentes.
Um número significativo de candidatos que pregam reformas foi desqualificado pelo Conselho de Guardiões e impedido de concorrer.
A maioria dos candidatos frisou a importância de reanimar a economia, fragilizada pela queda do petróleo, pela inflação e pelo desemprego. A expectativa de analistas é que o sucesso de Rowhani com o acordo nuclear, que beneficiou a economia, impulsione os moderados.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 23/02

JOÃO DA ROCHA GREGORIO, 68 anos

BOM SUCESSO 23/02

MARIA APARECIDA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57