Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juiz da Argentina intima Cristina a depor sobre perdas em venda de dólar

Loading...

GERAL

Juiz da Argentina intima Cristina a depor sobre perdas em venda de dólar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um juiz argentino intimou nesta sexta-feira (26) a ex-presidente Argentina Cristina Kirchner (2007-2015) a depor à Justiça por suspeita de envolvimento em um caso de fraude com operações de venda de dólar no mercado futuro pelo Banco Central.
Além da ex-presidente, o juiz federal Claudio Bonadio intimou o ex-ministro da Economia Axel Kicillof e o ex-presidente do Banco Central (BCRA) Alejandro Vanolli, entre outros ex-funcionários, devido a operações controversas realizadas nos últimos meses do governo Kirchner.
Cristina Kirchner deverá se apresentar em 13 de abril para responder às perguntas do juiz.
O eixo de suspeita são operações de venda de moeda no mercado futuro, feitas pelo Banco Central durante a campanha eleitoral, a taxas que visavam diminuir as expectativas de desvalorização do peso argentino.
A operação consistia na venda de dólar futuro do Banco Central na cotação de 1 para 10,65 pesos para o mês de janeiro. Se nesse período o dólar disparasse, como veio a ocorrer, o BCRA cobriria diferença.
Após a derrota do governo na eleição, ocorreu uma desvalorização de 30% do peso, nas primeiras semanas do governo de centro-direita de Mauricio Macri, que assumiu o cargo em 10 de dezembro.
A Justiça estima em cerca de 7,5 bilhões de pesos (R$ 1,9 bilhão).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias