Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cuba libera viagens ao exterior a dissidentes antes de visita de Obama

Loading...

GERAL

Cuba libera viagens ao exterior a dissidentes antes de visita de Obama

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo cubano deu permissão para que sete renomados ativistas do país façam, cada um, uma viagem internacional e depois voltem a Cuba, informaram os ativistas nesta quarta-feira (24).
O anúncio foi feito poucas semanas antes de o presidente Barack Obama desembarcar em Havana, na primeira viagem de um presidente americano ao país desde 1928.
É esperado que, nessa viagem histórica, Obama tenha encontros com dissidentes e grupos da sociedade civil.
"No próximo mês, eu viajarei a Cuba para ampliar nossos progressos e esforços que podem melhorar a vida do povo cubano", disse o presidente americano no Twitter, na semana passada.
A autorização para uma viagem ao exterior foi dada a sete de 11 dissidentes presos em 2003, durante a chamada "Primavera Negra", e depois liberados.
De acordo com integrantes desse grupo, a viagem foi autorizada pelas autoridades sob alegação de bom comportamento.
A ativista Marta Beatriz Roque, que recebeu permissão para viajar e pretende ir aos Estados Unidos, afirmou acreditar que a liberação das viagens deve-se à visita de Obama.
Ela criticou, no entanto, o fato de apenas uma viagem ter sido autorizada por pessoa e a manutenção do veto a viagens aos demais quatro integrantes do grupo preso em 2003.
Jorge Olivera, outro dissidente beneficiado, também reclamou de a permissão não ter sido dada a outros cubanos presos no passado.
"Eles disseram a alguns de nós que foi por bom comportamento. Na verdade, é totalmente arbitrário."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias