MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Brasil receberá irradiador gama para ajudar no combate ao aedes, diz AIEA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) afirmou que vai facilitar a transferência de um irradiador de células gama para o Brasil para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.02.2016, 14:35:25 Editado em 27.04.2020, 19:52:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) afirmou que vai facilitar a transferência de um irradiador de células gama para o Brasil para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O método baseado na radiação nuclear é usado para esterilizar o mosquito macho do aedes e, com isso, diminuir a população desses mosquitos. Eles são submetidos à radiação gama, cuja fonte radioativa é o Cobalto 60, quando ainda estão na fase de pupa (última etapa antes da fase adulta ou alada).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) após dois dias de reuniões com especialistas para tratar do uso de técnicas nucleares para o controle do aedes na América Latina e no Caribe, em Brasília. O encontro, organizado em cooperação com o Ministério da Saúde brasileira, é parte da resposta da AIEA ao atual surto do vírus da zika na América do Sul e Central.
Os primeiros testes da Técnica do Inseto Estéril (TIE) foram planejados pela organização Moscamed (organização social ligada aos governos federal e da Bahia), criada para implementar a tecnologia no país. O equipamento será transferido para a biofábrica da organização em Juazeiro (BA).
"O irradiador vai permitir que as nossas instalações produzam até 12 milhões de aedes machos esterilizados por semana, atingindo até 750 mil pessoas em 15 municípios nos Estados da Bahia e de Pernambuco, que têm sido particularmente atingido por zika", disse o diretor da Moscamed, Jair Virgínio.
A AIEA informou que "uma vez liberados, esses mosquitos machos acasalam com fêmeas que não vão produzir larvas, efetivamente suprimindo a população de insetos ao longo do tempo". A agência lembrou ainda que a técnica tem sido usada com sucesso há mais de 50 anos no combate às pragas na agricultura.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil receberá irradiador gama para ajudar no combate ao aedes, diz AIEA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!