Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina quer agência de inteligência latino-americana contra narcotráfico

Loading...

GERAL

Argentina quer agência de inteligência latino-americana contra narcotráfico

GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, defendeu nesta terça-feira (23) a criação de um serviço de inteligência latino-americano para intercâmbio de informações entre os países que integram o Mercosul.
Em encontro com o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, ela afirmou que uma estrutura internacional ajudaria no combate ao narcotráfico nas regiões de fronteira, problema enfrentado por todos os países que integram o bloco comercial.
Na reunião, promovida no Palácio do Itamaraty, a vice-presidente também defendeu o estabelecimento de um tribunal penal latino-americano para julgar crimes fronteiriços.
A proposta já é discutida no âmbito da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e foi sugerida inicialmente pela Procuradoria-Geral do Equador. A ideia é que julgasse não apenas questões de direitos humanos mas também casos envolvendo organizações criminosas transnacionais.
"Há a necessidade de estabelecermos um trabalho conjunto nas fronteiras na América do Sul. E a vice-presidente sugeriu a possibilidade um tribunal penal latino-americano ou pelo menos em alguns países da América Latina que pudesse cuidar desse assunto", relatou Michel Temer.
A vice-presidente, que é também presidente do Senado da Argentina, anunciou ainda que o país vizinho criará uma comissão parlamentar binacional com o Brasil para expandir as relações comerciais e diplomáticas entre as duas nações.
Segundo ela, a estrutura parlamentar já existe na Argentina em relação ao México e ao Chile. "No novo governo, a Argentina quer aproximar-se do Brasil com muita humildade e disposição para estabelecermos a relação afetiva que mantivemos nos últimos anos", disse.
No encontro, o vice-presidente avaliou que um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia está próximo de ser efetivado e defendeu a criação de um cronograma de negociações com a Argentina para aumentar progressivamente o livre comércio entre os dois países no setor automotivo.
Além de se encontrar com Temer, Gabriela Michetti se reunirá nesta terça-feira (23) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56