Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ainda otimista, Evo diz que respeitará resultados se perder na Bolívia

Loading...

GERAL

Ainda otimista, Evo diz que respeitará resultados se perder na Bolívia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que respeitará o desejo dos eleitores qualquer que seja o resultado de um referendo disputado no domingo (21).
Ele também disse que, se for confirmada a derrota -como mostra uma contagem parcial de votos, a vida continuará. "Não vou me desesperar", afirmou em uma coletiva televisionada nesta segunda-feira (22).
Apesar dessa declaração, o primeiro presidente indígena da Bolívia disse que ainda vê chances de vitória por ter esperança na apuração na zona rural do país, onde é mais popular.
Tradicionalmente, a notificação sobre os votos dessa região do país é mais lenta.
O líder boliviano afirmou também se sentir encorajado pelos resultados parciais, caracterizando as celebrações de seus oponentes de prematuras.
"Eles não gostam tanto de nós na cidade, mas os resultados iniciais me dão esperança", disse.
Os bolivianos compareceram às urnas no domingo para decidir se aprovariam uma mudança constitucional para permitir a Morales concorrer a um novo mandato, em 2019.
Com 40% dos votos apurados, 62% dos eleitores responderam "não".
Duas pesquisas de boca de urna indicaram vitória do "não" no domingo. Se isso se confirmar, será a primeira derrota de Evo nas urnas desde que ele chegou ao poder, em 2006.
Segundo o instituto Ipsos, 52,3% dos bolivianos votaram "não" à mudança na Constituição que passaria a dar o direito a duas reeleições presidenciais, contra 47,7% do "sim". No levantamento do instituto Mori, o "não" teve uma vitória mais apertada, de 51% a 49%. As margens de erro não foram divulgadas.
O líder opositor Samuel Doria Medina, ex-candidato à Presidência derrotado por Evo, comemorou pelo Twitter: "Queriam que o povo decidisse, o povo já decidiu. Ganhou a Bolívia". Já o ministro de Autonomias, Hugo Siles, afirmou que os resultados eram preliminares e que se devia esperar pela contagem final.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

JOÃO DA ROCHA GREGÓRIO, 68 ANOS
RENATO JOSÉ PAVOLAK, 56 ANOS

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57