Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em SP, patriarca ortodoxo manifesta preocupação com conflitos religiosos

Loading...

GERAL

Em SP, patriarca ortodoxo manifesta preocupação com conflitos religiosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No último dia de sua viagem ao Brasil, neste domingo (21), o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, celebrou missa na catedral ortodoxa de São Paulo, onde voltou a manifestar preocupação sobre a população síria e os conflitos religiosos, destacou a Quaresma e a proteção aos povos cristãos.
"Não se alcança a paz duradoura à força. A paz duradoura sempre está ligada a Justiça", disse em suas declarações finais ao ressaltar o recente encontro que teve com o papa Francisco em Cuba.
Cirilo esteve com o papa Francisco, na última semana, em um acontecimento histórico desde o milenar cisma do Cristianismo entre Oriente e Ocidente. No encontro, os dois assinaram uma declaração conjunta sobre unidade religiosa em países como Síria, Iraque e Ucrânia e instando a Europa a manter lealdade a suas raízes cristãs.
Na capital paulista, o patriarca disse que o Brasil pode construir uma sociedade próspera e justa, desde que "guarde Cristo no coração".
"Se vocês juntarem o poder da educação e da ciência com oração e fé, então conseguirão todos os objetivos. Vão vencer a pobreza, elevar o padrão de vida do seu povo."
O prefeito de São Paulo Fernando Haddad assistiu à cerimônia.
O retorno de Cirilo a Moscou está marcado para esta noite.
Sua visita ao Brasil começou na sexta-feira (19) em Brasília, em reunião com a presidente Dilma Rousseff.
No Palácio da Alvorada, o chefe religioso também demonstrou preocupação com a situação do Oriente Médio e defendeu missões humanitárias nas áreas de conflitos religiosos.
No sábado, visitou a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pedindo a união de católicos e ortodoxos, independentemente de sua fé, para "lutarem juntos para acabar com a perseguição aos cristãos e com a descristianização da civilização humana no século 21".
Antes de chegar ao Brasil, Cirilo visitou México, Paraguai, Antártida e Cuba. Desde 2009 à frente da Igreja Ortodoxa, o patriarca é considerado aliado do presidente Vladimir Putin.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias