Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Democratas Sanders e Hillary buscam voto latino em prévia em Nevada

Loading...

GERAL

Democratas Sanders e Hillary buscam voto latino em prévia em Nevada

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O partido Democrata faz neste sábado, no Estado de Nevada (oeste dos EUA), o seu caucus.
Após Iowa e New Hampshire, será a terceira prévia do partido para escolher quem será o candidato democrata na disputa pela Casa Branca.
Em evento de campanha na cidade de Elko, nesta sexta-feira (19), o senador por Vermont Bernie Sanders afirmou que sua campanha "está aqui para ganhar" e que pretende atrair um um grande número de eleitores à disputa.
"Estamos aqui para ganhar. Esperamos vencer", disse o pré-candidato na pequena cidade no norte do Estado, ressaltando em seguida que quer que "a democracia se fortaleça."
Os republicanos predominam em Elko, onde há menos de 4.000 eleitores democratas registrados.
Sanders pediu a seus apoiantes que "mostrem ao mundo que a democracia está viva e bem, aqui em Nevada".
Centenas de apoiadores acudiram a seu ato de campanha, sinal de sucesso em sua estratégia de obter mais apoio no Estado para tentar compensar a força que Hillary Clinton têm em torno de Las Vegas, maior cidade do Estado.
VOTO LATINO
Nevada será um campo de disputa democrata pelo voto latino.
Contando com 17,3% dos latinos aptos a votarem no país, o Estado é um dos três onde o voto latino tem mais peso. Na Flórida, 18% dos eleitores são latinos. O terceiro Estado é o Colorado, com 15%.
Nevada é também um dos Estados mais indecisos em relação à eleição presidencial.
"Em um Estado como Nevada, o voto latino tem muita força. Servirá como sinal aos candidatos sobre como deverão calibrar suas campanhas para ganhar este eleitorado", disse Clarissa Martínez, diretora do influente Conselho Nacional La Raza (NCLR), de Washington.
Segundo a Associação Nacional de Funcionários Públicos Latinos Eleitos (Naleo), cerca de 200 mil latinos participarão do caucus de Nevada, o primeiro em que poderão ter um papel decisivo.
Hillary Clinton, que aposta no voto de negros e latinos para ser a indicada dos republicanos à Casa Branca, trabalha em Nevada desde abril de 2015 para repetir a vitória que obteve em 2008 no Estado contra o então senador Barack Obama.
"A democrata está muito focada no voto hispânico e negro, entre os de outras minorias. É uma coalizão que precisamos organizar", disse Lorella Praeli, jovem ativista que faz a ligação entre Hillary e a comunidade latina local.
O senador Sanders, que tem superado Hillary com grande vantagem na conquista do voto jovem, aposta também neste segmento entre os hispânicos -cerca de 44% do eleitorado hispânico tem entre 18 e 35.
PESQUISAS
Pesquisas recentes mostram que o senador por Vermont tem conseguido nos últimos meses reduzir a ampla vantagem que a ex-secretária de Estado tinha em Nevada, a ponto de estarem agora em virtual empate.
Após as prévias de Iowa, onde Hillary ganhou por pequena vantagem, e de New Hampshire, onde Sanders superou a adversária por 22 pontos percentuais, os pré-candidatos chegam a Nevada em um panorama incerto.
Segundo média das pesquisas analisadas pelo instituto Real Clear Politics, os dois estão em empate técnico.
Hillary aparece com 48,7% das intenções de voto, e Sanders, com 46,3%.
Uma pesquisa de escala nacional divulgada nesta sexta pela rede Fox News mostra pela primeira vez Sanders à frente de Hillary.
Realizada entre os dias 15 e 17 com 429 eleitores democratas, a enquete mostra Sanders com 47% das intenções de voto, enquanto Hillary atinge 44%.
Com margem de erro de 4,5 pontos percentuais, a pesquisa mostra um avanço de 10 pontos percentuais de Sanders em relação a enquete feita em entre 18 e 21 de janeiro. Hillary perdeu 5 pontos em relação á pesquisa de janeiro.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

JOÃO DA ROCHA GREGÓRIO, 68 ANOS
RENATO JOSÉ PAVOLAK, 56 ANOS

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57