Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para Prefeitura de SP, crise da água pode ter alterado mapa da dengue

Loading...

GERAL

Para Prefeitura de SP, crise da água pode ter alterado mapa da dengue

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para a Prefeitura de São Paulo, o recente crescimento de casos de dengue na zona leste de São Paulo pode ter uma explicação: a crise hídrica.
Segundo o secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha, os casos de dengue em São Paulo costumavam se concentrar na zona norte, área abastecida pelo sistema Cantareira, que sofreu a maior de suas secas entre 2013 e 2015. No entanto, em 2016, houve uma alteração nesse padrão e a zona leste passou a concentrar mais casos.
Para Padilha, a alteração coincide com uma falta de regularidade no abastecimento de água do sistema Alto Tietê, que abastece justamente a zona leste. "O fato da falta de água estar sendo bastante direcionada no sistema Alto Tietê, concentrado na zona leste, pode ser um dos fatores do crescimento do caso de dengue no Lajeado e Guaianases".
Pela tese defendida pelo secretário, uma vez que as pessoas não têm abastecimento regular, elas armazenam água dentro de casa -muitas vezes sem o devido cuidado. O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus da zika.
O sistema Alto Tietê também sofreu forte seca e os bairros atendidos por ele seguem tendo horas de torneiras secas todos os dias. A ligação entre a crise hídrica e casos de dengue já havia sido feita anteriormente pela Prefeitura de São Paulo. No entanto, a tese perdeu força conforme a epidemia de dengue avançou por outros bairros da cidade.
Padilha disse ainda que outros fatores como a expectativa de temperaturas altas pode fazer com que os casos de dengue na cidade superem os 100 mil casos confirmados de 2015.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

JOÃO DA ROCHA GREGÓRIO, 68 ANOS
RENATO JOSÉ PAVOLAK, 56 ANOS

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57