MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Nova lei de zoneamento vai regularizar indústrias antigas em bairros

GIBA BERGAMIM JR. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A nova lei de zoneamento vai regularizar indústrias de pequeno e médio porte em áreas residenciais. Incluída no texto que irá a segunda votação na semana que vem, a mudança é um pedido da Fiesp (Federação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2016, 20:51:13 Editado em 27.04.2020, 19:52:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIBA BERGAMIM JR.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A nova lei de zoneamento vai regularizar indústrias de pequeno e médio porte em áreas residenciais.
Incluída no texto que irá a segunda votação na semana que vem, a mudança é um pedido da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e atinge bairros como Mooca, São Miguel Paulista, Penha (zona leste) e Lapa (zona oeste).
Segundo o relator do projeto, Paulo Frange (PTB), indústrias antigas que não estejam dentro de zonas industrias (ZPIs) poderão ser regularizadas até dois anos após a regulamentação da lei.
Elas terão que seguir um conjunto de regras para redução de impacto (barulho, cheiro e vibração). Essas novas regras ainda serão criadas.
As empresas beneficiadas são aquelas que funcionam há anos em bairros, antes da criação de leis específicas de uso e ocupação do solo. Ou seja: a regra não vale para novas instalações.
Muitas delas estão em distritos que tinham perfil industrial, mas foram sendo ocupadas por residências ao longo dos anos.
Para ele, a mudança obrigará empresas a fazerem atualizações para reduzir o impacto. "Hoje, muita indústria que é incômoda tem condição tecnológica de reduzir esse impacto. Muitas vezes, o empresário não faz nada porque ninguém cobra", disse.
Segundo ele, o projeto vai beneficiar fábricas que geram empregos nos bairros e estimulam a arrecadação de impostos (ICMS) para a cidade.
"Há empresas que estão há 30 anos em lugar onde não poderiam. Não podemos obrigar a empresa a sair, isso geraria desemprego. Por isso, criamos regras", afirmou.
ILEGALIDADE
Segundo a Fiesp, se o texto não fosse alterado, essas indústrias cairiam na ilegalidade.
"Do jeito que está na lei, qualquer produção de mercadoria é atividade industrial. Aquela serralheria que conserta o portão na esquina de casa é atividade industrial. A padaria também. A lei tem que acomodar essa atividade, que está mais próxima de uma prestação de serviço do que a uma indústria", disse André Rebelo, assessor de assuntos estratégicos da Fiesp.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Nova lei de zoneamento vai regularizar indústrias antigas em bairros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!