Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ataque contra prefeitura na Bolívia mata ao menos 6

Loading...

GERAL

Ataque contra prefeitura na Bolívia mata ao menos 6

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos seis pessoas morreram e 18 ficaram feridas nesta quarta-feira (17) após dezenas de pessoas terem saqueado e incendiado a sede da Prefeitura de El Alto, cidade vizinha à capital boliviana, La Paz.
Todas as vítimas trabalhavam no prédio e morreram intoxicadas com a fumaça. O tumulto na frente da prefeitura teria começado quando pais de alunos cobravam melhorias no ensino municipal.
Mas a prefeita de El Alto, Soledad Chapetón, do partido opositor Unidade Nacional (UN), disse que ex-funcionários investigados por corrupção foram os autores do ataque.
O incidente acirra o ambiente político polarizado na Bolívia, às vésperas do referendo em que 6,5 milhões aptos a votar decidirão, neste domingo (21), se o presidente Evo Morales poderá concorrer a um quarto mandato consecutivo.
Segundo a prefeita, os invasores foram a uma sala onde estavam guardados os processos contra servidores da gestão anterior -de Edgar Patana, do governista MAS (Movimento ao Socialismo)- e queimaram as pastas.
O vice-ministro de Interior, Marcelo Elío, afirmou que o episódio foi um "autoatentado" forjado por integrantes da UN para tentar desestabilizar o governo de Evo antes da consulta popular.
As pesquisas mostram um cenário indefinido. Levantamento da Ipsos, no último dia 12, apontou que 41% dos bolivianos não querem dar a Evo à possibilidade de disputar a Presidência mais uma vez; 40% disseram "sim", e 15% se declararam indecisos ou não responderam.
Se não obtiver aval para disputar um novo mandato de cinco anos (2020-2025), Evo perderia pela primeira vez nas urnas desde que chegou à Presidência, em 2006, após vencer as eleições do ano anterior. Desde então, ele foi reeleito duas vezes.
Nesta quarta, a missão de observadores eleitorais da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) chegou a La Paz para acompanhar o pleito.
Também está prevista a chegada de uma delegação da OEA (Organização dos Estados Americanos).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41