MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Taiwan diz que China instalou mísseis de defesa em arquipélago

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Autoridades de Taiwan e dos EUA informaram nesta quarta-feira (17) que a China implantou um avançado sistema de mísseis terra-ar em uma das ilhas em disputa no mar do sul da China. O porta-voz do Ministério da Defesa de Taiw

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2016, 13:44:16 Editado em 27.04.2020, 19:52:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Autoridades de Taiwan e dos EUA informaram nesta quarta-feira (17) que a China implantou um avançado sistema de mísseis terra-ar em uma das ilhas em disputa no mar do sul da China.
O porta-voz do Ministério da Defesa de Taiwan, general David Lo, disse à agência Reuters que as baterias antimísseis foram instaladas na ilha Woody, que faz parte do arquipélago Paracels, sob controle chinês há mais de 40 anos, mas reivindicado por Taiwan e pelo Vietnã.
Um funcionário da Defesa dos EUA também confirmou a "implantação aparente" dos mísseis, relatada em uma reportagem do canal de TV Fox News.
Em nota, o Ministério da Defesa da China informou que as instalações de defesa em "ilhas e recifes relevantes" estão em vigor há muitos anos e que as últimas reportagens sobre a implantação de mísseis nada mais são do que "propaganda".
Segundo a reportagem da Fox News, imagens de satélites da empresa ImageSat Internacional mostram duas baterias de oito lançadores de mísseis terra-ar e um sistema de radar sobre a ilha Woody.
Os mísseis, de acordo com um funcionário norte-americano, foram instalados na semana passada.
Segundo a reportagem da Fox News, o sistema de defesa, chamado HQ-9, tem alcance de 200 km e representa ameaça a aviões que voam pela região.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse que as reportagens de "certos meios de comunicação ocidentais" deveriam se concentrar mais em citar a construção pela governo chinês de faróis para melhorar a segurança da navegação na região.
Ele acrescentou que as instalações de autodefesa são "consistentes com o direito de autoproteção" previsto na legislação internacional e que "não deveria haver nenhuma pergunta sobre isso".
US$ 5 TRILHÕES
A China reivindica soberania sobre a maior parte do mar do sul da China, pelo qual passam mais de US$ 5 trilhões em comércio todos os anos. O país tem construído pistas e outras infraestruturas em ilhas artificiais para reforçar seu domínio.
Os Estados Unidos disseram que continuarão a realizar a patrulhas pela liberdade de navegação com navios e aviões para garantir a passagem desimpedida através da região, onde Vietnã, Malásia, Brunei, Filipinas e Taiwan também têm reivindicações.
O almirante Harry Harris, comandante do Comando dos EUA no Pacífico, disse que a instalação de mísseis no arquipélago Paracels seria uma preocupação, mas não uma surpresa. E seria também contrária ao compromisso da China de não militarizar a região.
"Vamos realizar mais e mais complexas operações pela liberdade de navegação no mar do sul da China", afirmou o almirante.
As notícias sobre a implantação de mísseis veio quando Barack Obama e líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático concluíam uma cúpula na Califórnia, onde discutiram a necessidade de aliviar as tensões no mar do Sul da China do Sul.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Taiwan diz que China instalou mísseis de defesa em arquipélago"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!