Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

União Europeia irá liberar 10 milhões de euros para pesquisas sobre zika

Loading...

GERAL

União Europeia irá liberar 10 milhões de euros para pesquisas sobre zika

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, anunciou nesta terça-feira (16) a liberação de 10 milhões de euros para pesquisas sobre o vírus da zika.
O anúncio ocorreu após reunião de embaixadores de países como Alemanha, Inglaterra, Espanha e Portugal com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Brasília.
Segundo Cravinho, será lançado um edital no dia 15 de março para seleção de projetos e institutos de pesquisa que devem receber os recursos. Após a inscrição, a expectativa é que a escolha dos projetos ocorra em até um mês.
"A comunidade internacional ainda tem muitas incertezas sobre a zika", afirma. "Temos o dever de apoiar o Brasil nesta luta", disse.
No encontro, o ministro da Saúde apresentou dados sobre o avanço de casos de microcefalia e ações recentes de combate ao mosquito Aedes aegypti e das doenças transmitidas por ele.
Entre as medidas, está a realização de uma pesquisa, em parceria com o governo da Paraíba e 17 técnicos do CDC (Centro de Controle de Doenças), dos Estados Unidos, para avaliar a relação entre os casos recentes de microcefalia e infecções pelo vírus da zika.
A pesquisa deve analisar cerca de 800 mães e bebês da Paraíba, com ou sem microcefalia. Serão feitas entrevistas e coletadas amostras de sangue para exames de diagnóstico de infecções pelo vírus da zika e outras doenças, como citomegalovírus e toxoplasmose.
O estudo visa avaliar a prevalência de casos e possíveis fatores que podem estar associados ao problema. Para cada caso com microcefalia avaliado, serão analisados outros três sem o problema, o que permitirá a comparação dos dados entre grupos onde houve e onde não houve a ocorrência de microcefalia.
Até a última semana, 462 casos de recém-nascidos com microcefalia e outras más-formações do sistema nervoso já haviam sido confirmados no país. Destes, 41 tiveram resultado positivo para o vírus da zika em exames. Os demais ainda estão em análise ou não tiveram os dados divulgados.
OLIMPÍADAS
No encontro, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, também voltou a minimizar possíveis impactos do vírus da zika na realização da Olimpíada neste ano no Rio de Janeiro. "A Olimpíada não terá nenhuma dificuldade para ser realizada", disse.
Para Castro, o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, vírus da zika e chikungunya, deve ter infestação reduzida em agosto, período da realização dos jogos.
"Ele [Aedes aegypti] tem comportamento sazonal. Ele tem um pico de grande população no começo do verão. Em abril atinge a população máxima. Em junho, o nível é basal, em agosto reduz muito a população de Aedes aegypti, o que diminui enormemente a possibilidade da pessoa ser acometida por uma dessas viroses", diz.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41