Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre ex-secretário geral da ONU Boutros-Ghali

Loading...

GERAL

Morre ex-secretário geral da ONU Boutros-Ghali

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu aos 93 anos nesta terça-feira (16) Boutros Boutros-Ghali, que foi secretário-geral das Nações Unidas entre 1992 e 1996, informou o Conselho de Segurança da ONU.
"Fomos informados que o ex-secretário-geral Boutros Boutros-Ghali faleceu", afirmou Rafael Ramírez, embaixador da Venezuela, que presidente este mês o Conselho de Segurança.
Boutros-Ghali, que era egípcio, conduziu a ONU nos anos seguintes ao colapso soviético e ao fim da Guerra Fria. Sob sua liderança, porém, o principal organismo multilateral mundial fracassou em lidar com os genocídios em Ruanda e na Bósnia, dois dos capítulos mais sangrentos do último quarto do século 20,
Neto de um ex-premiê egípcio assassinado, Boutros-Ghali nasceu em uma família cristã copta no Cairo em novembro de 1922. Formado pela Universidade do Cairo, onde lecionaria direito internacional, o diplomata egípcio tinha ainda doutorado no tema pela Universidade de Paris e estudou relações internacionais na Sicence Po.
Nos anos 70, sob o governo de Anuar Sadat (1970-81), trocaria a academia pela política, tendo servido como chanceler entre 1977 a 1991. Analistas o consideram uma figura-chave no processo de paz entre o Egito e Israel.
Boutros-Ghali chegaria à ONU em 1991, eleito secretário-geral, mas seu mandato foi repleto de controvérsias, especialmente envolvendo o genocídio em Ruanda.
O fracasso da ONU em frear a matança de tutsis e hutus moderados no país e a oposição dos EUA a seu nome, por causa de sua recusa a apoiar os bombardeios da Otan (aliança militar ocidental) na Bósnia, acabaram levando-o a ser o único secretários-gerais da ONU que não conseguiu se reeleger. O ganês Kofi Annan o sucedeu, mantendo-se no cargo até 2006.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60