Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Unesp divulga lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular 2016

Loading...

GERAL

Unesp divulga lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular 2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta terça-feira (16) a lista de convocados na primeira chamada do vestibular 2016, somente com os nomes de candidatos que tenham declarado interesse pela vaga. A relação dos 7.355 nomes pode ser consultada no site da Vunesp (fundação que organiza o vestibular).
Os aprovados deverão comparecer à seção de graduação do curso para o qual foram chamados dois dias 18 e 19 de fevereiro, das 9h às 18h. Os endereços das unidades podem ser conferidos no Manual do Candidato.
Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão levar duas fotos 3x4 (recentes), e de duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais, de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, histórico escolar completo do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade ou registro nacional de estrangeiro, título de eleitor (para brasileiros maiores de 18 anos), CPF, certificado de serviço militar (para homens maiores de 18 anos).
A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 23 de fevereiro e 1º de março, respectivamente. Todas as chamadas para matrícula só incluirão nomes de candidatos que tenham confirmado no site interesse por vaga.
O exame foi aplicado em duas fases e registrou 103.677 inscritos. As provas foram aplicadas em 32 cidades paulistas, além de Brasília/DF, Campo Grande/MS e Uberlândia/MG. O candidato pode conferir o desempenho nos sites da Unesp e também no portal da Vunesp.
A Unesp oferece vagas em Araçatuba (170), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (400), Tupã (120), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80).
No vestibular 2016, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, proporção essa que deve chegar a 50% até o Vestibular 2018. Segundo a Unesp, vários cursos da Unesp já tem 50% ou mais de seus alunos vindos da escola pública.
PRIMEIRA FASE
No dia 5 de novembro, os candidatos realizaram a prova de primeira fase do vestibular (confira aqui as questões ) e, segundo professores de cursinho pré-vestibulares ouvidos pela Folha, a prova foi trabalhosa e exigiu conhecimentos atuais. Os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder a 90 questões de múltipla escolha.
Segundo Célio Tasinafo, professor de história e diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante, a prova foi similar às edições anteriores do exame. "A maior diferença foram nas provas de português, com questões mais tradicionais em literatura, cobrando conhecimento específico de obras e autores, e mais perguntas de gramática", opina.
"A parte de literatura exigia muita memorização, tinha que ter decorado o conteúdo", critica Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares.
Entretanto, as provas de biologia, geografia e filosofia se destacaram por relacionar conteúdos do ensino médio com temas atuais, como comportamento do jovem, a essência de Deus, corrupção política e até mesmo divergências da sociedade islâmica.
O ataque ao jornal satírico francês "Charlie Hebdo", em janeiro deste ano, foi citado em duas perguntas diferentes. Para Moraes, "o cara que não estiver antenado, que não lê jornal, que está por fora das notícias, fica atrás dos outros candidatos". "Não basta saber o conteúdo, tem que saber aplicar ele no dia a dia."
No dia 16 de novembro, a Vunesp alterou o gabarito oficial da primeira fase da prova: a questão 61, de biologia, passa a ter como respostas corretas as alternativas "A" e "D" -versão 1 do exame. A mudança foi solicitada após cursinhos apontarem que ambas as respostas poderiam ser corretas. No gabarito oficial, a resposta apontava apenas a alternativa "D" como certa -confira o gabarito atualizado da Unesp.
SEGUNDA FASE
A prova de filosofia foi o destaque do primeiro dia na segunda fase do vestibular da Unesp: em uma questãO, por exemplo, o vestibulando tinha que comparar os pensamentos de Platão aos de Maquiavel. Para isso, era necessário dominar os conceitos de idealismo, metafísica e ética.
"Além interpretação de texto, era necessário que o candidato tivesse domínio do conteúdo e capacidade de redação", analisa Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas.
Do restante da prova, a coordenadora pedagógica do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, destaca algumas questões de história e geografia, que cobraram conhecimento do racismo nos EUA nos anos 60 e a relação entre globalização e movimentos migratórios. No caso, o atual êxodo de pessoas do Oriente Médio poderia ser usado como exemplo pelo vestibulando, lembra Tasinafo.
Na prova também há outras questões que passam longe do antigo rótulo de "fácil" que a Unesp carregava, entre elas uma que pedia a para discutir a origem das capacidades mentais a partir de um texto texto de Alan Kardec e de uma reportagem que relata o achado de que músicos tem um lobo temporal esquerdo maior que os demais.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41