Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Teste rápido para zika na Unicamp será feito apenas em grávidas e bebês

Loading...

GERAL

Teste rápido para zika na Unicamp será feito apenas em grávidas e bebês

VENCESLAU BORLINA FILHO
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Os testes rápidos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para a detecção do vírus da zika serão realizados apenas em grávidas com suspeita da doença, recém-nascidos com má-formação cerebral e adultos com sintomas da síndrome de Guillain-Barré.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pelo Hospital de Clínicas da universidade, que será responsável por colher as amostras de sangue, urina e saliva que serão analisadas nos laboratórios do campus em Campinas, no interior de São Paulo. Neste primeiro dia, nenhuma amostra foi colhida ou analisada.
Os testes, de acordo com a direção da Unicamp, serão feitos em caráter de pesquisa, em número limitado. Não foi informada a capacidade diária de exames. Enquanto os resultados dos testes atuais demoram cerca de cinco dias para sair, o exame da Unicamp deve ficar pronto em cinco horas.
Só serão atendidos casos encaminhados pela rede municipal de saúde de Campinas - a exceção são casos graves já em tratamento no hospital.
De acordo com a universidade, não há prazo para que o teste seja oferecido a toda a rede pública de saúde.
Segundo o professor da Unicamp Marcelo Lancellotti, o exame identifica o material genético do vírus da zika. O paciente precisa estar com os sintomas da doença para a detecção do vírus. Ainda não há tratamento para o vírus da zika, que é transmitido pelo Aedes aegypti, assim como a dengue e a chikungunya.
Em Campinas, um caso autóctone (contraído no município) de vírus da zika já foi confirmado. Trata-se de um jovem de 20 anos que doou sangue no hemocentro da Unicamp. O caso ocorreu no ano passado, mas só foi descoberto neste ano, após longa investigação. O receptor do sangue morreu, mas não por causa da zika, segundo a prefeitura.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO ·