Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Republicanos dizem que Obama não deveria nomear juiz para Suprema Corte

Loading...

GERAL

Republicanos dizem que Obama não deveria nomear juiz para Suprema Corte

THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - Em debate mau-humorado, os pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos se atacaram indiscriminadamente e apenas um consenso foi alcançado, ainda assim, parcialmente: o de que o presidente Barack Obama não deveria nomear um juiz para a Suprema Corte, em substituição ao conservador Antonin Scalia, encontrado morto neste sábado (13).
Salvo pelo ex-governador da Flórida Jeb Bush, os demais postulantes discordaram da iniciativa de Obama de indicar um nome para o tribunal, estando em seu último ano de governo.
O empresário Donald Trump, que lidera a disputa pela nomeação republicana, disse que cabe a senadores barrarem a iniciativa. "É o chamado 'postergue, postergue, postergue'", disse Trump.
O governador de Ohio, John Kasich, disse que o presidente deveria "uma vez pôr o país em primeiro plano" e "não seguir adiante" com a nomeação, já anunciada por Obama. Os senadores Ted Cruz (Texas) e Marco Rubio (Flórida) concordaram.
"Queremos um Executivo forte, com certeza", contrapôs Bush, "mas deveria haver uma orientação consensual".
Nomeado pelo então presidente Ronald Reagan em 1986, Scalia seguia interpretação rigorosa da Constituição e se posicionou contra decisões históricas do tribunal como a legalização do casamento gay. No palco, ele foi elogiado pelo "amor à liberdade" e "fidelidade constitucional".
MENTIRAS
A uma semana da prévia na Carolina do Sul, com o número de sobreviventes reduzido a seis (outros 11 pré-candidatos abandonaram o pleito), o debate ficou ainda mais bélico.
Cruz foi chamado de mentiroso por Rubio e por Trump, que também se voltou contra Bush e foi vaiado por isso.
O empresário disse que o irmão de Jeb, o ex-presidente George W. Bush, foi desonesto ao tentar justificar a guerra no Iraque. "Eles mentiram. Eles disseram que havia armas de destruição em massa, mas não havia."
Jeb rebateu dizendo estar cansado de Trump agredir a sua família. Os dois se enfrentam há meses.
Rubio entrou na discussão do lado de Jeb e disse que, "em nome de sua família", agradecia por Bush estar na Casa Branca durante os ataques de 11 de Setembro, e não o democrata Al Gore.
"Como ele nos manteve seguros se o World Trade Center foi derrubado?", questionou Trump, que lamentou a perda de amigos no atentado.
"O World Trade Center foi derrubado porque Bill Clinton não matou Osama Bin Laden quando ele teve a chance", devolveu Rubio.
As trocas de acusações foram questionadas por Kasich, que as considerou uma "loucura". O governador se posiciona como centrista capaz de unificar o país, inclusive conquistando o voto de eleitores democratas.
"Estamos nos fadando a perder a eleição para Hillary Clinton se não pararmos com isso", argumentou.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41