Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No Acre, ministro defende opção de aborto para fetos com microcefalia

Loading...

GERAL

No Acre, ministro defende opção de aborto para fetos com microcefalia

LUCIANO TAVARES
RIO BRANCO, AC (FOLHAPRESS) - O ministro da Cultura, Juca Ferreira, defendeu neste sábado (13) , que mulheres tenham a opção do aborto em casos de fetos com microcefalia. A declaração ocorreu em Rio Branco (AC), durante a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, doença que pode ter relação com os casos de microcefalia.
"Eu pessoalmente acho que tem que ser revista a rigidez em relação ao aborto, porque você não pode obrigar uma mãe, uma família, a ter um filho com microcefalia. Sou favorável a uma revisão das regras atuais para que a mulher possa optar por um enfrentamento desse tipo. Mas essa é uma posição pessoal. O governo ainda não tem uma posição sobre isso", disse o ministro, ao ser questionado por jornalistas sobre sua posição sobre o tema.
No início de fevereiro, em meio à epidemia de zika, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos já havia defendido que os direitos reprodutivos da mulher fossem garantidos, incluindo a descriminalização do aborto.
A ação de combate ao mosquito ocorreu em mais de 350 cidades do país e contou com 220 mil integrantes das Forças Armadas, além da presença de ministros em diversos municípios. No Acre, a ação aconteceu na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, em Rio Branco. Além de Juca Ferreira, estavam presentes o prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre (PT), e o governador, Tião Viana (PT).
Até o mês de fevereiro, o Acre registrou 106 casos suspeitos do vírus da zika. O maior número está na capital, com 105 casos –o outro foi registrado em Brasileia (a 220 km de Rio Branco). Todos que atenderam aos sinais e sintomas de caso suspeito seguem em investigação epidemiológica e laboratorial.
Sobre os casos de microcefalia, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, foram notificados 19 casos da doença na Maternidade Bárbara Heliodora, na capital acreana. Em relação a dengue, dados do Ministério da Saúde revelam que o Acre tem 53,4 casos para cada 100 mil habitantes. O estado é o oitavo no ranking em incidência da doença. No ano passado, no mesmo período, o Acre ocupava o primeiro lugar da lista, com 217, 5 casos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59