MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

'Fico neurótico', diz ministro da Saúde sobre larvas de mosquitos

DAVI LEMOS SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Marcelo Castro, fez panfletagem em dois pontos turísticos de Salvador na manhã deste sábado (12) -o Pelourinho e o Mercado Modelo-, como parte da mobilização para erradicação dos focos do mosqui

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.02.2016, 14:30:25 Editado em 27.04.2020, 19:52:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DAVI LEMOS
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Marcelo Castro, fez panfletagem em dois pontos turísticos de Salvador na manhã deste sábado (12) -o Pelourinho e o Mercado Modelo-, como parte da mobilização para erradicação dos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o vírus da zika. "Não adianta todo o aparato que estamos pondo nas ruas se as pessoas não fizerem a sua parte em casa", disse o ministro.
Na passagem por casarões do Centro Histórico, Castro observou o trabalho de agentes municipais que detectaram a presença de larvas do mosquito. "Eu fico neurótico. Em Brasília, caminho o tempo todo olhando onde pode haver foco", comentou o ministro com um dos integrantes da comitiva, que contou com o vice-governador da Bahia, João Leão (PP).
Na Bahia, 6.000 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica também participaram da ação, que integra o Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. O vírus é apontado como um dos prováveis causadores da microcefalia.
No total, 220 mil militares, 46 mil agentes de endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde atuaram em todo o país no combate ao Aedes aegypti neste sábado. "Dois terços dos focos de mosquitos estão nas residências, e este trabalho é de conscientização. A partir de segunda-feira (15), 50 mil militares entrarão nas residências para combater os focos dos mosquitos", disse Castro.
Segundo o Ministério da Saúde, a ação de Castro foi simbólica, por isso a escolha de locais como o Pelourinho, e não regiões mais populosas como o Subúrbio Ferroviário da capital baiana. Marcelo Castro passou ainda pelo Terminal Rodoviário de Salvador e pelo setor de desembarque do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, antes de seguir para a Base Aérea e deixar a cidade.
MICROCEFALIA
O ministro anunciou que será distribuído repelentes para as mulheres grávidas que estiverem inscritas no Bolsa Família. São investigados atualmente 3.852 casos suspeitos de microcefalia, cuja causa pode ser a contaminação pelo vírus da zika. Castro também recomendou que as gestantes cubram a maior parte do corpo para evitar a picadas do mosquito.
O ministério esclareceu ainda que, embora haja suspeita da relação do vírus com a enfermidade, a microcefalia pode ser causada por outros agentes infecciosos com a sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral. Marcelo Castro ressaltou que, além da microcefalia, a zika pode causar alterações no sistema nervoso central.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "'Fico neurótico', diz ministro da Saúde sobre larvas de mosquitos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!