Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa e patriarca ortodoxo russo mantêm encontro histórico em Cuba

Loading...

GERAL

Papa e patriarca ortodoxo russo mantêm encontro histórico em Cuba

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco se reuniu nesta sexta-feira (12) em Cuba com o líder da Igreja Ortodoxa Russa, o patriarca Cirilo, em um acontecimento histórico para pôr fim ao cisma de 1.000 anos que dividiu a cristandade entre Oriente e Ocidente.
Francisco e Cirilo se abraçaram e trocaram três beijos no rosto ao se encontrar na sala vip do aeroporto de Havana, marcando a primeira vez em que os líderes das duas igrejas se encontraram.
Enquanto o Vaticano considera o encontro um importante novo passo em seus esforços ecumênicos, muitos observadores ortodoxos veem o desejo de Cirilo de sentar-se com um papa com uma tentativa de reafirmar a Rússia e a ortodoxia russa em um momento em que Moscou está sendo isolado pelo Ocidente.
O encontro, que deve durar duas horas, faz parte de uma pequena pausa da viagem do papa ao México, onde promoverá uma mensagem de solidariedade às vítimas de drogas, tráfico humano e discriminação.
Antes de reunir-se com o papa, Cirilo foi recebido pelo presidente cubano, Raúl Castro. Segundo agências de notícias russas, o patriarca disse a Raúl que o povo cubano "provou que tem direito de viver da maneira que acredita ser a correta".
Raúl é um dos aliados da Rússia e recebeu o papa em Cuba há cinco meses. O pontífice argentino exerceu importante papel na reaproximação entre o país e os EUA, que retomaram suas relações diplomáticas após 54 anos de rompimento.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60