Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump e Sanders vencem segunda prévia na corrida à Casa Branca

Loading...

GERAL

Trump e Sanders vencem segunda prévia na corrida à Casa Branca

THAIS BILENKY, ENVIADA ESPECIAL
MANCHESTER, NEW HAMPSHIRE (FOLHAPRESS) - Em votação que confirmou a fama de Estado independente, New Hampshire deu vitória nas primárias desta terça-feira (9) a dois pré-candidatos à Presidência dos EUA não alinhados às bases tradicionais de seu partidos: o senador Bernie Sanders, do lado democrata, e o empresário Donald Trump, entre os republicanos.
Com 89% das urnas apuradas, Sanders, senador independente por Vermont de discurso socialista, vencia com 60%, ante 38,4% de Hillary.
Entre os republicanos, com 89% das urnas apuradas, o bilionário e apresentador de TV Trump estava com 35,1%, quase 20 pontos à frente do governador de Ohio, John Kasich (15,9%), que, se confirmada a posição, terá alcançado surpreendente segundo lugar em New Hampshire, após meses sem ter destaque.
Kasich tem usado uma mensagem centrista e positiva em contraste com o populismo radical de Trump.
A terceira posição estava sob disputa entre o senador ultraconservador Ted Cruz, do Texas, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o senador pela Flórida Marco Rubio.
Em ambos os partidos, os vencedores já eram previstos pelas pesquisas --e diferentes de Iowa, o primeiro Estado a votar e que deu vitória a Cruz e Hillary.
Analistas apostavam que um resultado expressivo de um nome moderado em New Hampshire seria fundamental para conter o avanço de Trump, temido pela direção partidária por suas propostas populistas e radicais.
"Se ele perdesse em New Hampshire, sua campanha sofreria um enorme dano. Mas uma vitória, com mais de 15 pontos de vantagem, faz dele um pré-candidato ainda mais formidável nos próximos Estados", disse Andrew Smith, professor de ciência política da Universidade de New Hampshire, antes de o resultado ser apurado.
A disputa sobre quem será o maior rival de Trump no partido se embolou, porque, diferentemente de Iowa, em que Ted Cruz se enquadrava no perfil do eleitor republicano local, em New Hampshire "não havia um pré-candidato natural", segundo Smith.
O senador Marco Rubio vinha em ascensão desde Iowa, mas se saiu muito mal no debate realizado no sábado (6) e perdeu espaço.
Estado-chave das eleições americanas por realizar uma das primeiras prévias, New Hampshire tem algumas características que não se refletem no restante do país.
A população é majoritariamente branca (acima de 90%), relativamente mais velha e mais rica.
Metade dos eleitores republicanos se considera moderada, e os democratas tendem a se posicionar mais à esquerda que a média nacional.
Um dos principais fatores a compor a imprevisibilidade do eleitorado do Estado é a opção de mais de 40% se declarar independente, sem preferência partidária.
Esse perfil contribuiu para a vitória de Sanders, segundo o professor da Universidade de New Hampshire.
"O Partido Democrata no Estado tem historicamente 35% a 40% de filiados que não apoiam o candidato de escolha do partido, e essa outra pessoa em geral é mais progressista", diz Smith.
O grande número de postulantes do lado republicano favoreceu o cenário tumultuado abaixo de Trump, e 46% dos eleitores do partido disseram ter decidido o voto no dia anterior à primária.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41